-
Arquitetos: Bohuon Bertic Architectes
- Área: 3450 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Juan Cardona
-
Fabricantes: Arcelor Mittal, Bluetek, Kalzip, NLX, Pavigrés, Sintra, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto fundamental para o desenvolvimento do bairro do Minais, o pavilhão esportivo é descrito como um volume sinuoso que unifica todo o programa em um gesto na escala da paisagem. O projeto é composto por três elementos principais: a área poliesportiva, a sala de expressão corporal e as áreas de serviço. Organizada em um anel escalonado em torno do volume alto da área poliesportiva, a ruptura ortogonal determina um uso em cada lado e setores facilmente utilizáveis com ou sem público. A transição do solo, graduando as escalas de leitura, minimiza a verticalidade da edificação e ameniza a relação com o meio ambiente.
O sistema de construção é baseado em um nível térreo com concreto nas paredes e pisos. Os volumes emergentes são feitos de estrutura metálica com vigas que chegam a 40m na área poliesportiva. Uma fachada de pele tripla com isolamento externo constitui um envoltório uniforme. O revestimento de costura vertical é composto por chapas de alumínio perfuradas e opacas dispostas em linhas horizontais variáveis. Neste revestimento unitário, a entrada principal e o terraço revelam-se de imediato como elementos principais.
O projeto apresenta tons suaves e brilhantes, criando ambientes calmos e serenos tanto por dentro quanto por fora.
Os clubes, associações esportivas e grupos escolares estão localizados no térreo, enquanto os espectadores estão instalados no primeiro pavimento. Uma grande escadaria conduz o público até as arquibancadas e a área de recepção.
A sala de recepção, generosamente envidraçada, abre-se tanto para a área poliesportiva quanto para o parque através de uma longa janela que se estende por um terraço acessível.