-
Arquitetos: LESGOURGUES
- Área: 155 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Sarah Arnould
-
Fabricantes: Arcelor Mittal, Tilly, Wicona, Auson
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa com estrutura de madeira e revestimento vertical com ripas de madeira preta e grandes beirais, está localizada em Landes, região sudoeste da França, em um airial, um grande lote cuja tipologia e nome são próprios da região. A construção respeitou as características da região, emprestando a estética de celeiros e outras edificações agrícolas, originalmente construídas sobre as grandes áreas gramadas.
No projeto desta segunda residência, a ênfase foi colocada na sala de estar, onde as reuniões e atividades com os amigos são frequentes durante as férias. O espaço de pé-direito duplo inclui a cozinha, a sala, o fogão e a escada, que leva ao pavimento superior. Atrás da sala foram dispostos o quarto principal, o closet, o banheiro e uma despensa. O pavimento superior abriga um quarto de hóspedes, um dormitório e um banheiro.
Duas amplas aberturas foram configuradas em frente a sala, tornando-se assim um espaço coberto interno/externo, onde é possível abrigar-se da chuva e do sol. No verão, os beirais assimétricos de dois metros impedem que os raios solares do sudoeste cheguem à casa, assim, aliado à ventilação dos vãos da fachada, o espaço central promete um certo frescor.
Grandes venezianas deslizantes de madeira preta filtram a luz durante o dia, e protegem da intrusão de animais durante a noite, permitindo que a casa seja ventilada naturalmente em todos os momentos.
O perímetro do edifício é apoiado em uma base de concreto, cuja largura coincide com os beirais. A plataforma funciona como um corredor para a casa, onde todas as portas do térreo podem ser abertas. Nos quartos, as janelas quadradas emolduram a paisagem do nascer do sol e da floresta a leste, como uma fotografia.