-
Arquitetos: Alberich-Rodríguez Arquitectos
- Área: 174 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, BANDALUX, Bossini Cristina, Chaos Group, Cortizo, De Tarima, Inda, Lumbre, Pladur, Robert McNeel & Associates, SANTOS, Stuv
Descrição enviada pela equipe de projeto. O “celeiro”, futuro estúdio, constitui a primeira fase de um projeto que será concluído com a construção de anexos da casa principal. O grande terreno também incluirá um vagão equipado como quarto de hóspedes.
A forma final deste galpão é o resultado de estudos anteriores sobre algumas variantes tipológicas arquetípicas de celeiros, construções historicamente concebidas para armazenamento usado em ambientes rurais e sua nova interpretação como um espaço doméstico-industrial contemporâneo. Adota-se a solução de um volume compacto com planta retangular com telhado de duas águas em seu sentido longitudinal.
O programa obrigatório está distribuído em dois andares. No térreo encontra-se o hall de entrada, um banheiro, um depósito e uma ampla área para a sala de jantar onde está incorporada a cozinha. Esta sala comunica com os espaços exteriores cobertos que têm continuidade com um terraço elevado no terreno que envolve três das quatro fachadas da casa. Dois quartos, um banheiro generoso e um grande terraço foram planejados no andar superior. A disposição e dimensão das aberturas, bem como a utilização de divisórias deslizantes, permitem a ligação visual e física dos quartos, banheiro e terraço, e a fruição panorâmica da paisagem envolvente.
Diante do clima agressivo da Serra de Guadarrama, optou-se por proteger todos os vãos das fachadas norte, leste e oeste com venezianas do mesmo acabamento do envelope externo. Na fachada sul, por trás de um elemento de proteção, uma cortina fotografa a paisagem e marca a passagem do tempo e das estações.
Pilares metálicos e lajes de concreto armado resolvem estruturalmente o edifício. O volume e as lajes de concreto são revestidos externamente com lã de rocha e folha de alumínio lacada em cinza. O terraço exterior com acabamento em madeira sintética assenta numa estrutura de metal leve.