-
Arquitetos: RAWI Arquitetura + Design
- Área: 150 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Juliana Deeke
-
Fabricantes: ART Portas, Arquitetura da Luz /, AutoDesk, Bastos Esquadrias, Bella Iluminação, Cerâmica Martins, Classic Textura, Coisas Dcasa, Deca, Due Luci, Eliane Revestimentos, Esteves Metais, Império da Rede, LS selection, Ladrilar, Neogran, Newline, Pado, Portinari Cerâmica, Revestimentos Pedra Paulista, +7
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um bairro residencial na zona norte de São Paulo, a Casa Alegre foi planejada para uma família: um casal, uma filha e um bebê a caminho. Nomeada como Casa Alegre, a residência cria atmosferas por meio das cores, texturas e materiais adotados em todo o projeto, inspirado no nome do bairro no qual está inserida, o Jardim Monte Alegre. O partido do projeto foi estabelecido de acordo com os desafios do terreno e as necessidades dos clientes, sendo uma delas, que fosse uma obra com o melhor custo-benefício.
Com um terreno com frente de 5 metros e um desnível de aproximadamente 6,5m, a implantação da residência de 150 m² foi pensada de maneira a não realizar grandes movimentações de terra e se adequar ao gabarito do entorno, evitando também as grandes empenas dos vizinhos laterais. Para isso, a casa foi dividida em 3 pavimentos, sendo o térreo, entrada da residência e área íntima dos filhos, o inferior, a área social, e o superior, área íntima do casal e uma varanda. Além destes, tem como articulador um átrio, que auxilia na insolação dos ambientes.
A entrada da residência é feita a partir da garagem descoberta e uma fachada marcada pela presença do elemento vazado, o Cobogó Sol. Com o intuito de garantir a privacidade dos moradores, as janelas da residência foram voltadas para os fundos do terreno (face noroeste), de modo que a entrada (face sudeste) se posiciona com elementos vazados instalados com uma paginação dinâmica, garantindo a privacidade desejada e permitindo a passagem de ventilação e iluminação aos ambientes localizados no andar inferior. A residência é organizada a partir do hall de entrada, localizado no térreo. O ambiente, planejado de forma ampla, com uma iluminação por fios, piso em cimento queimado e com vista para o átrio, é responsável por garantir acesso ao pavimento inferior, por meio da escada, aos quartos das crianças, no mesmo pavimento, marcado pelo hall cinza, e à suíte do casal, com acesso pela escada azul.
O pavimento inferior é formado pelas salas de jantar e estar, integrados à cozinha, tendo como diferença apenas a mudança de piso, sendo os dois primeiros em granilite e a cozinha em ladrilho hidráulico cor mostarda, desenhado pelo escritório. Além destes, há também o quintal, acessado a partir da sala, o lavabo e a lavanderia, que tem como apoio o átrio, acessado a partir da cozinha. Além de ser um ambiente de apoio, o átrio é responsável por garantir a iluminação e ventilação da cozinha e área de serviço. Com um revestimento em azulejos 10x10 e rejunte colorido (cor cerâmica), dialogando com o Cobogó Sol, o átrio cria uma atmosfera agradável e aconchegante.
A escada azul, que dá acesso ao pavimento superior, além de ser um ambiente de passagem, o uso da cor remete ao céu, visto que o local apresenta uma janela zenital que auxilia na iluminação e permite a observação das estrelas. Além de garantir acesso à suíte do casal, ela também leva à varanda superior, de onde é possível se ter uma vista privilegiada do entorno.