-
Arquitetos: Alberto Moletto, Sebastián Paredes
- Área: 2300 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias :Cristobal Palma / Estudio Palma
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício está localizado no campus San Joaquín da Universidade Católica do Chile. O volume situa-se junto à Faculdade de Educação, a qual foi construída e ampliada entre 1995 e 2006, atendendo à versatilidade e adaptabilidade do programa solicitado. Desta forma, o projeto e as edificações existentes constroem um espaço dedicado à educação em um Campus de 45 hectares. Outra condição do terreno é estar localizado paralelamente a um caminho secundário do campus, com uma série de árvores que fornecerão proteção e privacidade ao projeto.
Além das condições de localização, a linguagem e materiais presentes nos prédios do campus definem a estratégia do projeto: construir um edifício que se define por uma malha estrutural a partir da repetição de elementos operando a partir da neutralidade.
Para tal, é definida uma estrutura de concreto armado a uma distância de 2,45 metros que, por sua vez, define a unidade mínima do programa, ordenando assim as diferentes divisões. A estrutura perimetral é desenhada a partir de um único elemento, desta forma, os tempos de construção são reduzidos uma vez que o edifício utiliza apenas um tipo de fôrma resolvendo eventuais imperfeições que podem surgir devido à sua geometria. Esta estrita ordem geométrica define a sua imagem exterior.
Para sinalizar o acesso ao edifício, parte do volume é liberada de todos os elementos não estruturais definindo um vazio que forma a entrada na ligação de dois eixos de circulação (norte-sul) do campus. O acesso à Faculdade de Educação faz-se através de um pátio rebaixado, definindo assim um circuito que conecta os dois edifícios.
No interior existe um núcleo central com serviços, um elevador e uma escada que apresenta um percurso descontínuo criando um sistema de circulação permitindo uma percepção completa do espaço. Devido ao tamanho deste núcleo, os diferentes programas localizados no seu interior: escritórios, salas de seminário, salas de estudo e salas de aula são visualmente conectados.