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Arquitetos: FRES Architectes
- Área: 16 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Yves André
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Fabricantes: ATEA, Atlas Schindler, FLOS, HOAC, IMPACT LD, LUCE-ms, Regent, Secante, Wicona, sammode
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Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Comédie é mais que um teatro, não é apenas um local de apresentações teatrais, com duas salas, mas também um local de criação, com grandes workshops. Estes espaços fazem o Comédie um verdadeiro centro de criação artística, reunindo todas as profissões do teatro sob o mesmo volume.
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O caráter “show factory” foi decisivo para a concepção do projeto, que deveria ser ao mesmo tempo, um equipamento hiperfuncional e um edifício único com identidade própria.
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O projeto posicionou as salas de espetáculos no centro do volume, com uma articulação de programas que geram um corte transversal único, conferindo identidade ao edifício. Os espaços de circulação, públicos e privados, estão localizados nas fachadas que circundam os programas aos quais dão acesso.
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Enquanto os teatros clássicos distinguem o volume do palco como o elemento central da composição, o perfil característico com diferentes volumes do projeto expressam a multiplicidade de atividades que ocorrem no novo teatro.
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O espaço do átrio, generoso e transparente, cria ligações entre o interior e o exterior, e expressa a abertura do teatro à cidade. O foyer cruzado dá acesso às duas circulações, e configura uma conexão alternativa entre os dois espaços públicos que circundam o edifício.
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A arquitetura, discreta e neutra durante o dia, expressa o caráter de um lugar de criação e produção. À noite, uma leve encenação transforma o edifício em um local de performance, afirmando sua presença na cidade, e convidando o público para a magia do show.
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O edifício acomoda duas salas complementares. Cada um delas possui uma identidade própria, tanto do ponto de vista arquitetônico quanto cenográfico.
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O salão maior é concebido na continuidade do teatro europeu, ao estilo italiano, com uma relação pré-estabelecida entre o palco e o hall. O envelope da construção é feito com uma casca dobrada e facetada, como um origami, que acomoda todos os dispositivos acústicos e de luz, específicos de uma sala de teatro.
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O hall modular, tipo caixa preta, é dedicado à experimentação. Um volume elementar e neutro, com sistema de arquibancada modular, que permite múltiplas configurações. As paredes são revestidas com ripas de concreto reforçado com fibras, cujos padrões garantem uma excelente acústica.
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Às duas salas são espaços altamente técnicos do ponto de vista cenográfico. O objetivo era integrar todos os requisitos técnicos na expressão arquitetônica, criando um espaço poético capaz de acolher o espectador, como uma ruptura entre o cotidiano e a magia do espetáculo.
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