-
Arquitetos: El Equipo Mazzanti
- Área: 35900 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Alejandro Arango
Descrição enviada pela equipe de projeto. Objetivos gerais da iniciativa. Nos últimos anos, a Colômbia desenvolveu uma série de rodovias que buscam unificar o país, que se caracteriza por uma geografia montanhosa e de difícil acesso. Esta infra-estrutura rígida se caracteriza pela conexão de portos e grandes cidades, passando por regiões mal servidas pelo Estado. As comunidades pelas quais estas rodovias passam não recebem muito mais do que a conectividade.
Por esta razão, e por iniciativa da Equipe Mazzanti e da empresa Odinsa, foi apresentado ao Estado colombiano um novo tipo de infra-estrutura de comunicações e operações rodoviárias. Estes centros CCO em geral serviam apenas como edifícios ligados às rodovias e ao seu funcionamento; sem qualquer tipo de relação com as comunidades vizinhas. A proposta inclui a multiplicação do uso dos edifícios de controle e comunicação de CCOs com salas de aula de treinamento, um centro de coleta de produtos, uma praça com mercado para os produtos da região, um cinema ao ar livre e quadras esportivas, transformando os CCOs de estruturas projetadas para eficiência, em locais de construção comunitária que melhoram as condições de vida dos agricultores da região.
A questão principal é: Como passar de uma infra-estrutura voltada para a produção e otimização para uma infra-estrutura voltada para o apoio do capital humano e social e que, por sua vez, seja capaz de gerar parcerias público-privadas para sua programação e sustentabilidade? Por exemplo: Como passar de uma infra-estrutura rodoviária projetada exclusivamente para atender a objetivos logísticos (conexão A-B), para uma rede de corredores produtivos e sustentáveis, com a capacidade de (i) mitigar a mudança climática, (ii) adaptar-se às virtudes geográficas, sociais e culturais de seu contexto, e (iii) promover o desenvolvimento econômico e social?
"Tradicionalmente, [a infra-estrutura viária] tem sido usada para reforçar a conectividade física, para melhorar o funcionamento dos mercados, ou com um enfoque restrito, como a conexão entre minas ou portos (...) Mas corredores podem ser aproveitados para iniciativas de planejamento mais inteligente, visando melhorar as oportunidades agrícolas, alcançando metas visíveis como (i) criação de empregos rurais, (ii) objetivos ambientais e (iii) catalisação de uma melhor governança ao longo das cadeias de valor, todas elas necessárias para estimular o crescimento inclusivo e sustentável no mundo em desenvolvimento".
Este projeto serviu como uma semente para o governo colombiano converter todas as novas infra-estruturas de CCO em centros comunitários nas regiões rurais do país. Todas as novas rodovias devem desenvolver centros comunitários de acordo com as características culturais e climáticas das regiões por onde passam.
O projeto. O CCO é um centro de serviços rodoviários, cuja função é criar um ponto de encontro para os usuários das estradas. É concebido como um centro onde podem ser encontrados pontos de recreação, descanso e informação turística da região. O projeto visa ter um alto impacto social a nível regional, procurando se tornar um marco urbano notável na área. Esse esforço pretende impulsionar o desenvolvimento turístico de La Pintada, que está sendo projetado atualmente como um balneário para os visitantes de Medellín.