-
Arquitetos: Estudio Herreros, MIM-A
- Área: 12500 m²
- Ano: 2019
-
Fotografías:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa, que mescla o uso residencial e comercial em uma convivência sem diferenças, exige praticamente o preenchimento do volume disponível de acordo com as normativas. Esta limitação, aliada aos requisitos de eficiência e simplicidade que queremos impor, constituem um desafio para o desenvolvimento de um projeto com algum valor acrescentado. Para fazer isso, procuramos os poderes ocultos de uma proposta pragmática que é sensível a pequenos estímulos externos.
Começamos desenhando uma planta típica de 12 apartamentos. Precisamos sacrificar a superfície mínima de circulação, por isso optamos por implementar um único núcleo central equipado com duas escadas em “tesoura” entrelaçadas, dois elevadores e dois núcleos de instalações. Teremos assim um portal de passagem único e uma centralização de ligações no térreo que afetarão a limpeza do espaço comercial e do estacionamento subterrâneo. No que diz respeito às residências, todas as salas e quartos são exteriores, enquanto as entradas, cozinhas e banheiros estão voltados para os corredores partilhados por cada três apartamentos. A partir deste esquema que solidifica o volume disponível, são realizadas operações de subtração que permitem talhar uma nova morfologia gerando generosos terraços coletivos e individuais e facilitando a ventilação cruzada, vistas diagonais e clareamento da densidade original que orientam o edifício para suas paisagens mais atraentes.
As fachadas exteriores são repetitivas e fechadas por uma folha de painel industrial exterior ventilada em busca de uma ressonante e monumental imagem do volume, felizmente rodeado de espaço público. Em contraste, as fachadas dos pátios e corredores têm um caráter quase pitoresco com treliças, ladrilhos e pisos de cerâmica com uma longa tradição na Catalunha. O edifício Caracol é um convite a repensar o conceito de periferia. Se estamos a uma distância equivalente de bicicleta do centro histórico, dos pomares de Llobregat, da praia e do aeroporto de El Prat, talvez um contexto em que se confundem blocos residenciais e edifícios industriais acaba por ter uma condição central acessível a vários contextos e escalas que não estão disponíveis no centro convencional.