-
Arquitetos: Bornstein Lyckefors
- Área: 600 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tiit Veermae
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo pavilhão, localizado na Ilha de Dagö, próximo à costa oeste da Estônia, é um dos vários projetos iniciados para comemorar o aniversário de 100 anos da declaração de independência da nação. Bornstein Lyckefors Arkitekter junto com Mareld Landscape venceram uma competição internacional para renovar a praça central da cidade e criar uma nova vida no centro com um mercado municipal e um espaço cultural. Parte do projeto, agora construído, é o novo pavilhão da cidade.
Kärdla, sendo a única cidade na Ilha Dagö, é caracterizada pela expansão urbana. Os responsáveis pelo projeto queriam concentrar a vida pública em torno da praça central agregando uma série de programas a fim de reduzir distâncias e criar novos fluxos na cidade. A proposta de Bornstein Lyckefors e Mareld introduziu um pavilhão com mercado incluindo a arquitetura paisagística como um elemento para romper o vazio urbano.
O layout do pavilhão é construído com base na ideia de Hortus Conclusus, o jardim fechado. É um espaço concentrado, vazio, que contem a paisagem, uma estrutura para se relacionar com o entorno urbano mais amplo. As paredes que circundam o interior estão servindo apenas como pano de fundo para o parque.
Enquanto o interior urbano do espaço é reduzido como um local de contemplação, o exterior é preenchido com programas para ativar a praça. Um antigo mercado de rua, um palco urbano e um centro de informações agora são abrigados pelo novo pavilhão.
A estrutura é inteiramente construída em madeira com plataformas nas paredes e teto montadas de forma semitransparente. As peças de madeira criando distância entre as barras são colocadas em um padrão que se assemelha e homenageia os padrões usados na antiga indústria têxtil que já foi a maior indústria de Kärdla. O teto envidraçado aumenta a sensação de estar coberto por um "tecido" de madeira semitransparente e delicado.
Com o tempo, a madeira vai perdendo a cor e se misturando com o entorno, o jardim fechado vai se tornando mais denso e verde. No final, um precioso espaço central vegetado é criado, o Kärdla Bouquet Park.