-
Arquitetos: QBO3 Arquitectos
- Área: 425 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias :Cortesia de QBO3 Arquitectos
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Hi-Light Industries, Lumion, OVAT, Porceramica, QBO3 Construcción, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em uma área arborizada em Carrillo de Guanacaste, Costa Rica, e desde o início foi considerado conservar o maior número de árvores existentes no seu perímetro. Este foi o ponto de partida do projeto: a integração da casa com o seu contexto imediato e conceitos como a permeabilidade, a integração e a relação exterior - interior tornam-se fundamentais no processo.
A casa precisava de ser segura, pois fica desabitada durante muitas semanas do ano, ser resistente às intempéries e à brisa do mar. Dessas limitações nasceu a ideia de uma arquitetura brutalista, um abrigo de concreto armado com membranas permeáveis que se adaptam às temporalidades, ao programa arquitetônico e ao clima. Durante o processo de construção decidiu-se preservar uma árvore que atravessava o espaço social criando uma sinergia entre a casa e este elemento, com isso, o exterior é vivido no interior e o interior projetado para fora. Anos depois, decidiu-se expandir o programa arquitetônico da casa para a incorporação de um novo quarto de hóspedes que se integra naturalmente na construção existente, procurando a simplicidade volumétrica que a original nos sugeriu, e que também se integra no contexto existente para que a relação exterior - interior se faça sentir em cada parte da casa.
Pretende-se que este novo volume se conecte diretamente com o terraço do segundo nível e se concentre na árvore que se eleva do centro da casa, para a qual é criada uma grande abertura desde o novo volume que focaliza tanto a árvore quanto a vista predominante do terreno, e que será protegida ao mesmo tempo por elementos que reduzem o impacto solar na casa, como brises verticais e grandes beirais que também proporcionam conforto térmico ao interior da sala. A materialidade da nova proposta procura criar um certo contraste com o resto do projeto e ao mesmo tempo manter o estilo bruto dos materiais existentes. Casa Ethos é um projeto que visa valorizar a beleza do contexto em que se insere, mas também dos materiais que a compõem. Para tal, as técnicas construtivas são trabalhadas de forma meticulosa e cada material e acabamento expostos na sua forma mais pura.