-
Arquitetos: Julius Taminiau Architects
- Área: 60 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Foreco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O 'galpão sombreado' é um escritório e oficina de planta livre no local de um galpão velho e desgastado que caiu em desuso. O projeto foi inspirado na forma e materialidade do antigo galpão, homenageando o que veio antes, mas oferecendo uma visão contemporânea e escultural do antigo edifício.
A forma do galpão mantém a simplicidade e a estética funcional; é um volume mínimo e descomplicado com uma planta baixa retangular. A licença criativa foi, no entanto, obtida com o telhado curvo que adiciona um toque de capricho ao clássico telhado inclinado e emoldura a copa das árvores e o céu expansivo acima. Ele também mantém a sensação de um telhado antigo dobrado pelo tempo.
O revestimento é o aspecto visual mais marcante do projeto. Usamos o mesmo material e processo que teve sucesso no Galpão de Batatas, ou seja, peças de madeira bruta tratadas para durabilidade. Isso lhe dá uma aparência que é ao mesmo tempo natural e limpa, e é um aceno para a floresta circundante. Houve o cuidado de manter uma fachada uniforme, com poucas rupturas no revestimento em algumas áreas envidraçadas. Algumas das portas e janelas estão escondidas atrás do revestimento.
O interior é igualmente mínimo e aberto em seu design, suavizando a transição para o mundo exterior por meio de grandes áreas envidraçadas e portas de correr que se abrem para a paisagem. A narrativa do processo de construção é uma parte fundamental do projeto. Foi tudo totalmente montado no local, em grande parte pelo próprio cliente. O revestimento de madeira do telhado foi dobrado à mão por meio de um processo de imersão das tábuas de madeira rígidas; um processo que envolveu muitas tentativas e erros! O galpão também tem potencial para ser totalmente desmontado, dando-lhe um ciclo de vida natural.