-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Área: 1460 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:ZY Architectural Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vários campos de futebol, vários lagos verdes e uma estação de descanso flutuam sobre um corpo d'água, como se fossem folhas de lótus na lagoa que se aproximam e se distanciam, formando um local para atividades públicas na margem direita do rio Maozhou, que tem as funções de esporte, purificação do solo, lazer na água, descanso e entretenimento. O local fica distante do centro agitado da cidade de Shenzhen, e o projeto espera manter a atmosfera original do local. Por isso, a forma de expressão do concreto liso foi escolhida para excluir decorações redundantes e tediosas, de modo que a estrutura e o espaço possam ser apresentados de forma direta.
Além da função esportiva, outro grande objetivo da construção do parque é conseguir uma certa função hidráulica de purificação da água. Para refletir esta característica, o projeto recorre a um arco tubular de concreto armado com 1,3m de diâmetro externo e 200mm de espessura, um "tubo d'água", que se torna o elemento central de expressão do espaço, enquanto um membro horizontal da estrutura.
Tomando a distância radial do eixo do arco tubular de 2,4m como módulo básico, as paredes de cisalhamento e os pilares de aço são dispostos de acordo com a demanda do usuário para espaço funcional livre. A fim de tornar o edifício o mais leve possível com conexões sutis entre componentes verticais e horizontais, o projeto mantém a espessura estrutural do arco tubular, da parede e da coluna em 200mm. A seção do pilar de 200mm quadrados excede o limite permitido em concreto armado, de modo que o projeto finalmente adota um pilar de aço de secção I e insere concreto nos espaços vazios da alma da viga para conseguir uma seção de pilar menor que atenda aos requisitos do código. O arco tubular obedece à disposição horizontal e vertical dos elementos verticais, e sua forma estrutural integra efetivamente a alma da viga, resolve o sentido de protrusão da seção na parte alta, atinge o vão de 9,6m e a distância do balanço de 4,8m, obtendo assim a sensação de espaço livre e difuso embaixo.
A intenção de remover qualquer traço decorativo da superfície representa um desafio maior em termos de ocultação de tubulações de equipamentos mecânicos e elétricos. Recorremos a passar as instalações por gabinete e pelo solo para evitar a exposição da máquina de ar condicionado e das tubulações no espaço. Os cabos são escondidos através da incorporação da parede e da superfície superior.
A fim de evidenciar a beleza estrutural do arco tubular à noite, o formato da iluminação foi totalmente pensado. Todos os arcos unidirecionais são lavados e iluminados por luzes superiores dispostas em intervalos desencontrados para reforçar a sensação de ritmo e sequência da superfície. Para o espaço funcional abaixo, luzes ajustáveis mantém a possibilidade de ajuste caso haja necessidade de mudança. A área do arco transversal formada pela interseção de arcos parciais recebe o vestiário e banheiro. O projeto adota uma lâmpada de disco personalizada para iluminar o espaço através do reflexo dos arcos, de modo a obter um efeito de iluminação uniforme ao redor.