-
Arquitetos: Fomento Estudio
- Área: 286 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Sofía Trucco, Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: AutoDesk, FV, Flamia, Peppermans Maderas, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. A “Casa em Candonga” é uma residência privada localizada na serra para uso esporádico exclusivamente aos fins-de-semana ou feriados.
Está organizada em torno de uma base de pedra que se adapta à topografia do terreno e estrutura a casa em três áreas principais: de serviços, privada e social.
A área de serviços é separada do resto da casa, nas traseiras da propriedade e é composta por área de estacionamento para carros, depósito e um tanque de água de reserva. No nível intermediário está o setor privado, com quartos e um banheiro. A norte, continuando com o escalonamento da casa, a zona social dispõe de ventilação cruzada e das mais longas vistas ininterruptas para a serra, alémd e estar ao lado de uma ampliação aberta como um terraço panorâmico.
Concebida como uma casa distante de qualquer urbanização e com uso intermitente, é projetada principalmente no sentido de simplicidade construtiva e baixa manutenção. A base de pedra que une e estrutura a casa foi construído com alvenaria de pedra retirada da mesma propriedade. A partir dos níveis das vergas, as vigas e paredes de concreto aparente formam a estrutura para receber uma cobertura de telhas inclinadas com estrutura de madeira. Na parte norte do telhado inclinado, os painéis fotovoltaicos são dispostos para a geração de energia elétrica.