-
Arquitetos: Atheleia Arquitectura
- Área: 208 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Andrés Arias - Documenta Studio
-
Fabricantes: Arkoslight, Cortinsa, SCHUTZ, Saitra, Technal, WATERCOTTE
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se encontra no norte da Catalunha, entre os vales suaves que conformam as primeiras elevações da serra de Portelles e do Rocacobra, entre as cidades de Pla de l'Estany e Gironès. A casa fica situada no limite entre a colina e o vale, com vistas para uma paisagem fresca e profunda, rodeada por pinheiros e carvalhos.
O terreno tem uma inclinação acentuada entre a entrada, no lado sul, e a parte de trás do terreno, no lado norte. A composição da casa é baseada em uma série de paredes paralelas que otimizam as conexões visuais entre o norte e o sul, entre a colina e o vale, entre os dois jardins da casa. Estas paredes paralelas oferecem privacidade em relação às propriedades vizinhas, e se desdobram para formar os espaços de serviço, com maior privacidade em relação à rua. Essas paredes são concebidas como um elemento integrado na paisagem, situado em um nível abaixo das copas dos pinheiros, construídas em concreto de cor terra e formadas com uma junta vertical que estabelece um diálogo com as árvores ao redor. Esta composição das paredes é sobreposta por um eixo diagonal que surge da própria topografia do lote, dando origem à forma das fachadas e às circulações internas através dessa intersecção.
A planta é dividida em cinco partes paralelas que se relacionam umas com as outras seguindo a geometria da diagonal, gerando espaços com diferentes qualidades tanto interna, quanto externamente. O primeiro módulo recebe a academia e banheiros; o segundo a sala de estar, cozinha e sala de jantar; o terceiro e quarto têm os espaços para as crianças, dois quartos, uma sala de jogos e um banheiro; o último módulo abriga o dormitório principal, banheiro e closet, com uma vista externa para a área da piscina.
Os critérios de sustentabilidade foram considerados durante todo o processo de concepção e construção da casa, o que resultou em um projeto de uma residência de baixo consumo e baixa emissão, com energia aerotérmica para o sistema de ar condicionado, assim como renovação do ar com recuperação de calor. Outros recursos de projeto de energia passiva foram utilizados, como o uso de beirais para proteger as aberturas da incidência solar ou o uso de ventilação cruzada.