-
Arquitetos: BURR Studio
- Área: 40 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Maru Serrano
Descrição enviada pela equipe de projeto. JM55 é um projeto de reforma de uma residência dos anos 70 em Madri. O edifício residencial construído nos anos 70 na Calle Joan Maragall em Madri replicou o modelo de planta padrão da época, encaixando dois dormitórios, um banheiro completo, uma sala de estar e uma cozinha em 40m2. Os cômodos independentes cumpriam rigorosamente os requisitos funcionais mínimos, reduzindo o tamanho potencial de cada uma das salas.
A transformação proposta se opõe radicalmente a este princípio, eliminando as divisões entre os espaços e dissolvendo os limites dos usos associados a cada um deles. Um núcleo central integra todas as instalações da casa, sendo o banheiro o único elemento que pode ser completamente isolado. O restante dos materiais, usos e cômodos se combinam e contaminam mutuamente, de modo que os inquilinos dormem no banheiro ou tomam banho na sala de estar. Um azulejo branco brilhante marca simbolicamente os usos úmidos que estão presentes em todo o apartamento, cobrindo completamente a peça central e os pisos próximos a ela.
Como estratégia oposta, os trilhos incorporados ao teto criam um espaço totalmente diferente. Um projeto têxtil para quartos provisórios que limitam usos complementares ou que exigem um maior grau de privacidade ou isolamento. Desta forma, uma cápsula de estudo pode ser gerada, um dormitório pode ser independente ou a cozinha pode ser escondida. Em termos materiais, as cortinas que delimitam esses espaços respondem aos usos que se propõem a abrigar, de modo que o quarto é envolvido por uma cortina feita de edredons, enquanto o estudo pode ser isolado por meio de uma cortina feita de feltro dobrado.