-
Arquitetos: Shinagawa arquitetura
- Área: 380 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Evelyn Muller
-
Fabricantes: CASA FRATO, Deca, Dpot, Estúdio Bola, Indusparquet, Joshua Adegas, LADRILHAR, Lumini, Novaes Ferreira, RTT ESQUADRIAS, Tuboar, Vallvé
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em plena malha urbana de São Paulo, formada por prédios residenciais e comerciais, o antigo prédio abrigava uma cobertura com varanda em toda sua volta. Este foi um dos motivos para os proprietários adquirirem o imóvel. Nossa proposta foi fazer o apartamento ficar com jeito de casa, com jardim e varandas.
Para ter a sensação do externo mais integrado com o interno, demolimos muitas paredes que deram lugar aos caixilhos de alumínio. Além da integração, esta operação possibilitou um imóvel com melhor insolação e ventilação naturais.
Todo o layout interno foi modificado, exigindo reforço estrutural metálico que possibilitou a nova distribuição dos espaços e o vão da sala. Os pilares redondos metálicos, ajudam na sustentação da grelha de vigas metálicas que está posicionada acima do forro de madeira. A estante metálica que percorre todo o ambiente, setorizando os espaços e funções , oculta também em seu desenho o reforço na estrutura.
O novo programa do apartamento contempla; uma suíte com banheiro e closet espaçosos, um escritório com lavabo que pode ser convertido em suíte de hóspedes e através dos painéis camarão pode ser isolado, cozinha integrada com a sala onde os armários e eletrodomésticos são mimetizados na marcenaria, adega grande com bar de apoio e área externa com churrasqueira. Os acabamentos propostos misturam elementos frios como o concreto (no ladrilho), o aço e pedras naturais, com a madeira presente na marcenaria, forro e móveis, que aquece o conjunto.