-
Arquitetos: Atelier Pierre Thibault
- Área: 1000 ft²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Maxime Brouillet, Laurence Gaudette
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma península no rio Saint-Lawrence, esta pequena casa fica em meio aos chalés brancos típicos das praias na região. O revestimento externo permite que a casa se integre com seu entorno imediato, ao mesmo tempo em que proporciona um suave contraste com a vegetação ao redor.
O ripado vertical nas fachadas garante privacidade aos moradores durante os dias mais movimentados de verão, quando os turistas passeiam pela orla. Os amplos terraços permitem um contato direto com o exterior: a natureza está sempre a apenas alguns passos de distância. Esta pequena casa branca se acomoda naturalmente no ambiente, como as flores do tremoço, uma espécie selvagem nativa da região, conhecida como Lupinus ou Lupin.
A casa Lupin é uma segunda residência para uma jovem família, assumindo a forma de uma pequena cabana aninhada no meio de generosos terraços. Os espaços internos são limitados para maximizar o contato com o exterior. Os ambientes sociais estão localizados no andar superior para se beneficiar da vista panorâmica sobre o rio Saint-Lawrence, enquanto os quartos no andar térreo têm acesso direto aos jardins sombreados.
Um jogo entre vazios, espaços de pé-direito duplo e treliças criam diferentes vistas da paisagem adjacente. Os pilotis realçam a delicada implantação da casa no terreno. A escada em espiral que dá acesso à cobertura aparece como um elemento sinuoso e singular que conecta os três níveis.