-
Arquitetos: TJAD Pro. Li Zhenyu Studio
- Área: 1 m²
- Ano: 2021
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Shanghai Fish é um parque com áreas verdes abertas no distrito de Fengxian, cobrindo uma área de cerca de 2 quilômetros quadrados. Seu lago central tem a forma de um peixe-dourado. O governo do Distrito de Fengxian queria criar um conjunto de estações móveis no parque, de forma configurar um espaço social com múltiplas funções, para estimular a vitalidade do local e enriquecer a vida dos cidadãos.
Com base nos peixes de Xangai e na passarela sobre a água, os arquitetos adotaram o layout na forma de um "relógio de sol", com o centro do lago no eixo do círculo, e uma distribuição radial geométrica, resultando em 27 estações pontuais.
O layout do conjunto de estações móveis. A primeira fase estabeleceu 15 estações e a segunda fase prevê a construção de mais 12 estações. O projeto inovativo experimenta modos de implantar os módulos paisagísticos das estações no parque, a partir de uma grade radial.
A partir de estruturas de madeira, dois tipos de estações móveis foram definidas: a básica e a variável. A estação móvel básica tem 9 metros de comprimento, largura e altura. O protótipo foi o jogo Lu Ban Lock, de forma que a estação pode ser facilmente desmontada e movida. O módulo foi gerado com um núcleo base com uma função básica, podendo ser complementado com volumes anexos de funções variadas, como mirantes, sala de chá e livraria, formando um todo unificado, sendo que cada parte tem sua própria individualidade. A estação móvel variável é adaptada às condições locais, com uma forma especial combinada com diversos serviços urbanos. Ela se tornou um nó diversificado, apresentando um interesse único na arquitetura paisagística.
A unidade de encaixe de madeira não é apenas a estrutura da arquitetura, mas também a forma de configurar a fachada do edifício. Ambas as estações móveis básicas e variáveis possuem uma produção de montagem e construção inteligente, refletindo a era do design e construção digital. Em termos de função, as atividades variáveis e o compartilhamento tornam-se os principais papéis das estações, criando um diálogo entre unidade e individualidade. Em relação à forma, a madeira natural e intimista, seu modo de instalação e o processamento paramétrico moderno trazem uma novidade e vitalidade ao parque.
A estação móvel não só enriquece a função do parque, mas também adiciona charme e energia ao Shanghai Fish. E juntamente com a paisagem do entorno configuram uma zona central de vitalidade, que é ao mesmo tempo, dinâmica e estática. O Shanghai Fish pode ser o paraíso das pessoas com seu design pequeno, mas atrativo.