-
Arquitetos: SCHÉMAA
- Área: 350 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:David Foessel
-
Fabricantes: ACOPLAN, Assa Abloy, EPSILON, Gerflor, Piveteau bois, Saint-Gobain, Technal, VMZINC
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo centro recreativo integra o terreno do grupo escolar Morel de Vindé e utiliza parte da área recreativa do pátio da escola. O playground é implantado entre as árvores e delimitado a leste por um talude jardim, o que lhe confere um caráter paisagístico notável.
O centro de lazer é posicionado perpendicularmente ao ginásio existente e inclina-se contra o talude. A ligação entre o centro de recreação e o ginásio é feita através do novo salão comum.
Esta disposição permite a preservação da luz solar para as salas de aula no térreo da escola primária, a criação de um espaço externo contido adequado para o centro recreativo, e a preservação de uma perspectiva clara em direção ao pátio, a partir da entrada do local.
Através da integração do projeto no talude jardim, ocorre um diálogo entre a arquitetura e a paisagem. O jardim não representa mais apenas um limite entre o pátio da escola e a rua, ele faz parte da composição geral do grupo escolar.
O novo equipamento extracurricular tem uma dupla orientação Leste-Oeste. Os espaços de atividade se abrem para o oeste no pátio. A leste, os sheds do galpão oferecem vistas para o jardim e para o céu. As salas de aula se beneficiam assim de uma variedade de vistas e atmosferas, com luz solar e a ventilação natural.
As salas de atividades são projetadas como espaços modulares amplamente abertos para o playground. Graças à instalação de uma divisória acústica removível, duas delas podem ser unidas para se transformar em uma grande sala.
Os volumes das salas de atividades são tratados como dois elementos independentes, que se projetam para o pátio. O edifício foi construído com uma estrutura e revestimento de madeira. O revestimento da fachada é baseado em um projeto racional, simples e modular para uma ótima integração no contexto construído.