-
Arquitetos: NV/ design architecture
- Área: 500 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Amy Bello
-
Fabricantes: Ceramica Globo, Coriat, Delta Faucet, Vectorworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no cume da Sierra Norte, acima de Oaxaca de Juárez. O terreno se estende no sentido leste, na encosta do vale. Os sítios arqueológicos de Monte Alban e Atzompa podem ser vistos dos andares superiores da casa, que fica em um terreno de 1.000 m2 composto por três pequenas casas independentes de um, dois e três andares.
Os volumes se organizam na descida da ladeira de 10 m e formam um pátio aberto de frente para o vale. Há uma escada de concreto aberta STANDS no meio das casas de dois e três andares coberta por uma superfície de vidro. Os volumes separados estão relacionados à escala das casas típicas da região e permitem o movimento independente durante os tremores que são frequentes nesta área. Na parte norte do terreno, adjacente a seu único vizinho, está a casinha de três andares.
A casinha central de dois andares abriga a cozinha e a sala de jantar no primeiro nível e um estudo e biblioteca no segundo. A casa de um pavimento, que fica no canto sudeste do lote, contém uma área social de pé direito duplo. O pátio central desce até o jardim que circunda o projeto. Uma piscina com fundo preto encerra o terraço central.
A estrutura de ferro da casa é fixada a uma fundação profunda de concreto e pedra. Ela é "preenchida" com adobe produzido localmente ou com aço e vidro. Os vãos de barro maiores são reforçados internamente com aço e concreto. As janelas de aço foram fabricadas à mão no local. Os telhados são de madeira nopo tingida de preto escondendo as instalações elétricas.
Os armários e portas foram feitos sob medida a partir do nopo natural para completar os interiores. Em toda a casa há uma série de superfícies criadas com telas pintadas de preto. Elas criam um jogo de sombras que ao mesmo tempo protegem da luz intensa; dão privacidade e criam um véu sedutor para os pontos de vista distantes. Os terraços abertos e fechados ativam as coberturas das pequenas casas na escadaria.
A organização independente da casa permite uma ventilação cruzada constante, que combinada com as enormes paredes de adobe mantém uma temperatura confortável durante todo o ano, dispensando a necessidade de sistemas de aquecimento ou ar condicionado na casa. A água é recolhida dos telhados na estação das chuvas, de maio a setembro.
A água fica armazenada em uma cisterna localizada sob a sala de estar e depois filtrada para uso doméstico em toda a casa. A área do telhado e a cisterna foram dimensionadas para cobrir as necessidades de água na estação seca, de outubro a abril. Todas as águas "residuais" são tratadas no local com um sistema biodigestor, completamente separado do sistema de tratamento de água da cidade. A água é aquecida por aquecedores solares.