-
Arquitetos: HCBY Group
- Área: 4621 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Shouming Wang
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Gengdan é um instituto independente fundado em conjunto pela Universidade de Tecnologia de Beijing e pelo Centro de Desenvolvimento Educacional de Beijing Gengdan. Seu nome é uma homenagem ao mártir Gengdan, um dos primeiros educadores, revolucionários e médicos que estudou na Grã-Bretanha. Nos últimos anos, com as características de "aberta, internacional e orientada para a aplicação", a escola tomou a internacionalização como um guia estratégico e desenvolveu a cooperação educacional de uma forma abrangente. Sob este pano de fundo, a moradia estudantil foi projetada e construída.
A ideia inicial do Instituto era demolir os banheiros públicos desativados e construir um dormitório de vários andares com cerca de 70 quartos. Como o Instituto era uma antiga fábrica industrial, há majoritariamente prédios baixos ao redor do local e muitas árvores. Construir um ambiente de alta qualidade de vida em um terreno relativamente estreito e interagir ativamente com a natureza tornaram-se os tópicos de pesquisa para este projeto.
Quanto à relação entre arquitetura e natureza, a visão arquitetônica ocidental apresenta uma atitude defensiva de oposição binária, separadas umas das outras, e a arquitetura enfatiza a expressão externa. A visão oriental da arquitetura acredita que arquitetura e natureza estão integradas, e arquitetura também é natureza. Elementos naturais como vento, chuva e neve podem acompanhar a vida cotidiana das pessoas e elas encontrarão a beleza da vida nisso. O edifício enfatiza a introversão. Este projeto tenta fundir arquitetura e natureza e criar uma nova experiência de vida, um "novo siheyuan de vários andares" que coloca igual ênfase nos espaços internos e externos.
Portanto, expandimos a base de forma adequada e projetamos todo o edifício como um cubo com comprimento, largura e altura de 24 metros. Toda a estrutura é sustentada por dois cilindros de concreto no interior que criam um balanço entre o espaço interno e externo, ao mesmo tempo em que conferem a liberdade para a fachada.
O primeiro nível, como hall público, está equipado com cafeteria, sala de atividades, lavanderia, refeitório, etc., de forma a melhor servir o Instituto. O segundo ao sétimo nível são cercados por um pátio coberto de sete metros quadrados, com 12 dormitórios em cada andar, todos com seus próprios banheiros. Claraboias são instaladas na parte inferior do pátio para fornecer iluminação natural ao térreo e janelas com vários ângulos para a mudança da paisagem no pátio compartilhado.
A materialidade segue com a cor vermelha do Instituto. A fachada é entrelaçada com virtual e real, as aberturas são feitas com vidro fixo e a unidade externa de ar condicionado fica oculta no shaft. Isso torna o edifício mais puro e atraente.