-
Arquitetos: Helga Blocksdorf Architektur
- Área: 110 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Simon Menges, Ruben Beilby
Descrição enviada pela equipe de projeto. Interpretado como "Conjunto, Cenário, Situação" (1), o local do projeto definido pela parede de Coudray com seus dois portões, o Palácio Vermelho, o Palácio Amarelo, o centro de estudos da Biblioteca da Duquesa Anna Amália, e a Casa da Nova Guarda, estende-se a um convite para uma apresentação especial atrás e sobre a parede.
Em uma análise minuciosa, a parede de Coudray apresenta um pouco de mistério, começando com a série de cinco arcos abatidos (ou asa de cesto) — e outros quatro na direção da Casa da Nova Guarda — inseridos nas sólidas superfícies das paredes. O que é especialmente curioso é que a Fonte de Ildefonso, construída em Weimar em 1796 e depois transferida para o local atual por Clemens W. Coudray em 1824, não esta posicionada simetricamente em frente a estes arcos.
O mistério faz parte da história arquitetônica do local. Originalmente, Clemens W. Coudray criou cinco arcos abatidos tanto ao norte quanto ao sul para fornecer um ar imponente aos estábulos de madeira simples no caminho para o palácio (2). O quinto arco ao norte, que emprestou à fonte sua configuração simétrica, foi removido em 1911 para ampliar a Casa da Nova Guarda. Toda a portaria foi deslocada para lateral em um eixo do arco. Agora o arco sul, temporariamente aberto, configura a entrada para o espaço de exposição.
O novo projeto reposiciona a fonte novamente para o centro do foco e abre um novo diálogo entre a parede classicista e o pavilhão de exposições. Os visitantes do pavimento superior têm a vista superior diretamente acima das figuras históricas da fonte. Desta forma, o Erlebnisportal (Portal da Experiência) estende os elementos pitorescos do paisagismo clássico-romântico do parque para o pátio interno do Stiftung Weimar e estabelece uma nova visão emoldurada do céu para o parque através do arco de observação.
A questão de como encenar uma peça experimental e inovadora (3) em 2021, para representar a mudança nos tempos dentro e ao redor do Weimar Stadtschloss (Palácio da Cidade) é respondida por esta estrutura temporária de madeira laminada cruzada de 16-18 cm com uma casca em bétula de cor clara. A pesquisa realizada para desenvolver o projeto e o know-how artesanal dos empreiteiros da Turíngia é evidente, exibindo como eles enfrentaram o desafio de tornar visível o uso da casca de bétula, um material de construção histórico na fachada. A coloração clara insere uma camada temporal claramente definida em frente à parede cinza escura do Palácio Vermelho.
O revestimento bidimensional da casca cria um volume simples e poderoso, cuja leveza real só se torna aparente no interior. Como um convidado neste local — que pode ser desmontado e remontado de forma modular — o revestimento de casca de bétula faz referência ao Bark House no Ilmpark, erguido sob a direção de Johann Wolfgang von Goethe, em 9 de julho de 1778 para uma única apresentação teatral. A associação convida o espectador a pensar sobre os aspectos efêmeros da construção e os possíveis prazos de certas instalações.
Nos próximos ciclos climáticos, o uso experimental (4) do revestimento da fachada de bétula será avaliado através de um programa de monitoramento de umidade interior e umidade da madeira do TU Braunschweig (Prof. Mike Sieder, Instituto de Construção Civil e Estruturas de Madeira, Prof. Elisabeth Endres, Instituto de Serviços de Construção e Projeto de Energia, e Prof. Helga Blocksdorf, Instituto de Construção Civil). Isso estabelecerá uma comparação ao longo do ano entre valores modelados por computador, simulados e realmente medidos, permitindo a futura integração da construção de "casca de bétula em madeira", sem camadas de componentes adicionais, no quadro de normas válidas — como está sendo simultaneamente testado. O objetivo da investigação sobre a resposta da casca é expandir a diversidade de estruturas nas quais os recursos regionais e renováveis são utilizados; os objetivos individuais da investigação são:
- Validação e análise do potencial de desempenho de construções neutras ao clima. As medições in situ de umidade e comportamento térmico dos materiais de construção e seu estado aplicado no objeto construído, combinadas com medições de laboratório feitas em uma câmara climática, que auxiliam na avaliação e análise de seu potencial para uso prático. Além da avaliação de desempenho e da substituição de substâncias minerais de construção de energia intensiva, outro foco da pesquisa é a forma de mapear o material em programas de simulação.
- Avaliação do clima interno e das qualidades energéticas do conceito de edifício passivo-ativo. O conceito técnico mínimo implementado, combinado com uma estrutura sólida de madeira, representa uma estratégia robusta e de componentes reduzidos. As medições do clima interno permitirão sua avaliação no contexto dos requisitos de suficiência que se tornarão necessários no futuro.