-
Arquitetos: José María Sánchez García
- Área: 5300 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Roland Halbe / Hisao Suzuki
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desenvolve um programa de centro de tecnologia esportiva (P&D) focado em esportes relacionados com a natureza. Ele fica localizada em uma península dentro do reservatório Gabriel y Galán, em Cáceres, Espanha, uma região sujeita a variações periódicas no nível da água.
Por conta disso, a implantação do edifício é estabelecida a partir de uma altura segura. O programa de 6.000 m2 se desenvolve em uma estrutura circular de 630 m. Isso garante que o edifício seja sempre percebido de forma parcial. Em outras palavras, todo o edifício pode ser compreendido em um fragmento, mas a única maneira possível de apreciar o todo é a partir do ar. Esta grande escala dilui o projeto em seu entorno. O edifício torna-se um artefato estranho ao local, que é materializado por meio de um sistema de construção seco com peças montadas, e se integra à paisagem por contraste com a mesma.
O edifício se levanta do chão sem modificar a topografia. Assim, o impacto sobre o terreno é quase nulo. Os pontos de contato são reduzidos ao estabelecer um único nível elevado no terreno, criando uma relação variada e complexa com o território.