-
Arquitetos: Estudio Martin Elias Arquitecto
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ramiro Sosa
-
Fabricantes: Aluar, Balcarce54, FV, Jose y Daniel Villella, SIRC ILUMINACION, Verona Revestimientos, ferrum, polimix
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está instalada no Jockey Club de Rosário, um grande espaço de 110 ha localizado no bairro residencial de Fisherton, onde acontecem diversas atividades esportivas e recreativas, cuja sede, o Edificio de la Dulce, construído em 1936, foi projetado e dirigido pelo Estudio Sánchez, Lagos e de la Torre de Buenos Aires.
Neste contexto, especificamente no setor do Hóquei, e oculto entre um dos grandes arvoredos do clube, o edifício foi projetado e construído para abrigar os vestiários. A ideia original era deixar o térreo o mais livre possível onde a intervenção e o contato com o solo fossem mínimos, procurando também não obstruir as vistas no nível dos pedestres.
No térreo, um grande átrio serve de entrada, ponto de reunião e encontro, reforçando a transparência inicialmente pretendida. Caracterizados pelos apoios estruturais, localizam-se as escadas, salas administrativos, banheiros e depósitos. Esses suportes elevam o nível principal até a altura da copa das árvores. Pela escada central se acessa um hall aberto, com vista para a floresta e quadras, e os vestiários masculino e feminino. No extremo oposto, através de outra escada, neste caso linear, está a entrada para o outro hall com as mesmas características do principal e que dá acesso ao vestiário para os visitantes.
Todo o projeto foi construído com três materiais básicos: concreto aparente, alumínio e vidro, já que se tratava de obter coerência formal com materiais sólidos e duráveis. O projeto propõe o rompimento da noção de corredor de distribuição e a diferença entre exterior - interior, gerando um espaço contínuo que se articula, integra e distribui, em permanente interação com o ambiente natural.