-
Arquitetos: Vrtical
- Área: 605 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Oscar Hernández
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um projeto de redensificação e remodelação profunda, que recupera uma casa dos anos 50 construída em Chimalistac, sem valor patrimonial aparente, com uma linguagem eclética, para ser transformada em duas habitações e um estúdio.
O projeto consistiu em subdividir as funções dos novos espaços como um Lego, conectando aos eixos estruturais existentes. A partir disto, novas seqüências foram geradas por meio da demolição e construção de paredes. A fim de trazer luz e ventilação para esses espaços, foram feitas demolições precisas de painéis, gerando um pé-direito duplo, novas cúpulas e novos pátios internos. A casa tem uma corredor surpreendente e seus espaços introspectivos sempre procuram ao mesmo tempo se conectar com um pedacinho do exterior, uma pitada de céu, uma árvore ou um pátio interno.
A linguagem complexa é em parte o resultado da retenção de certas proporções ou materiais da casa antiga, sem fazer um esforço para esconder novos elementos, tais como portões de ferro com proporções verticais, detalhes circulares em clarabóias ou paredes de concreto aparente, entre outros.