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Arquitetos: HORMA estudio de arquitectura
- Área: 400 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Mariela Apollonio
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Fabricantes: Artemide, Cinca, Cortizo, Gecol, ICONICO, Krion, MADENTIA, Marset, NOVOLUX, TopCer
Descrição enviada pela equipe de projeto. Morar em único nível implica continuidade, articulação, composição e fragmentação dos espaços sem perder a unidade do todo. O projeto desta casa trabalha a globalidade do terreno a partir do seu aproveitamento máximo pelos moradores.
A abordagem visa articular um amplo programa doméstico fragmentando a escala do conjunto, tanto volumétrica quanto espacialmente. A composição de diferentes volumes e geometrias, aliada ao constante diálogo entre os materiais, permite reduzir e controlar a relação entre as partes do projeto, tanto a partir do seu espaço interior como da sua percepção exterior.
A casa conecta o desenvolvimento do programa à sua orientação mais favorável, abrindo intencionalmente o volume ao sul e leste, protegendo-o do sol oeste e oferecendo uma relação hermética na sua face norte onde a privacidade em relação aos futuros vizinhos pode ser comprometida. A iluminação e ventilação dos ambientes próximos a dita fachada serão estudadas a partir da seção variável do próprio complexo, proporcionando luz e ventilação naturais a cada um dos espaços da casa.
O programa familiar no térreo é complementado por um nível para hóspedes no +3,5 e uma zona de lazer e recreação no nível -3,5, esta última com uma relação mais privada e protegida do que as restantes.
A casa, articulada em planta, encontra em seu recorte o sentido completo de seus espaços, moldando a escala e as entradas de luz de cada um deles. Este espaço qualifica e define os ambientes internos e interliga os diferentes andares por meio de claraboias, conexões visuais e filtros de luz natural desde a cobertura até o nível -3,5. A continuidade e o uso de materiais internos e externos estabelecem limites que são mais do que difusos, quase inexistentes.
Materialmente, a casa é proposta no exterior com um diálogo entre um revestimento contínuo de cal branca e uma peça de cerâmica dimensionada com um recorte 10x10 que modula a sua envolvente e realça a sua geometria. No interior, os dois tons se combinam no terraço contínuo que delimita a área pública do térreo e também no diálogo entre as madeiras que definem os móveis incluídos na própria arquitetura. O tom branco, entendido como neutro, permite que os tons avermelhados da cerâmica e os diferentes verdes da vegetação se equilibrem e sejam valorizados.
Matéria, geometria e espaço funcionam em harmonia e, ao mesmo tempo, as suas relações variam, dando origem a espaços muito diversos, pensados de acordo com as necessidades do habitante. A liberdade e a privacidade são entendidas para atingir os objetivos inicialmente estabelecidos.