-
Arquitetos: Manuel Cervantes Estudio
- Ano: 2020
-
Fotografias:Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Amatepec é uma casa construída em uma das áreas da Cidade do México que possui uma condição topográfica determinante. Além disso, o fato do referido imóvel ter uma frente muito estreita de 14 metros para a rua e um comprimento de 77 metros, nos fez analisar como se pode conseguir que todos os espaços tenham uma boa iluminação e relação com o exterior.
Este ponto de partida arquitetônico gerou uma integração espacial e visual total com o exterior e, com isso, cada um dos espaços destinados a áreas verdes passa a ser uma extensão dos espaços interiores.
O acesso principal à casa se dá por um volume quase cego revestido com um material cerâmico branco que gera um jogo de luz e sombra com os diferentes volumes; Utilizando um jacarandá existente como centro de um jardim aromático, é criada a entrada pedonal no térreo situada a 1,5m em relação ao nível do passeio, com o objetivo de que o referido volume não se projete e respeite as diferentes vertentes do terreno.
O programa é composto por 3 corpos no térreo que integram uma área social com sala de estar e sala de jantar como um espaço polivalente que permite a convivência com as diferentes zonas verdes e uma parte social exterior. No outro volume encontra-se a cozinha, que oferece a opção de se dividir em dois espaços de utilização simultânea; e finalmente o estúdio; ambos interligados por um corredor que se articula com as diferentes áreas verdes.
No pavimento superior um corredor conecta a sala com vista para o jardim principal e o jacarandá, dois quartos com vista para o jardim central e, por fim, dois quartos com vista para o desfiladeiro. No final do corredor existe uma abertura que separa este volume gerando uma entrada de luz que beneficia o espaço interior.
O projeto reflete uma combinação de volumes sobrepostos cada um revestido com material cerâmico, gerando um envoltório que se abre para o exterior.