-
Arquitetos: FGMF
- Área: 12534 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: A Lot OF brasil, ATO, Alessandra Delgado Design, Carbono Design, Cremme, Dpot Objeto, Fernando Jaeger, Fulana Guaçu, Futon Company, Itens, N. Didini, Niedo Design, Ovo, Wooding
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvido pela FGMF Arquitetos em parceria com a incorporadora Nortis, o Siga Moema dá o tom do novo momento do bairro, que vive um momento de reaquecimento do mercado imobiliário com novas tipologias de edifícios residenciais.
Localizado entre a Av. Iraí e a Alameda dos Maracatins, o projeto se destaca na região por sua fachada que combina ares de sobriedade e elegância e é composta por blocos de concreto exposto de diferentes proporções, que criam um jogo de olumes e profundidades no embasamento da edificação. Projetado a partir de tendências contemporâneas, o design explora o uso de materiais como aço, madeira e concreto.
Diferente da maioria dos edifícios residenciais de Moema, pensados para grandes famílias, o Siga Moema oferece diversas opções de apartamentos para diferentes perfis de moradores. Os primeiros níveis da torre principal tem apart-studios de 30m², que incorporam a necessidade de adaptabilidade de diferentes estilos de vida. Os demais pavimentos têm 3 unidades de 147m² por andar.
“No Siga, buscamos fazer com que os primeiros andares tivessem essa relação cordial e dinâmica com o espaço externo. Sem grades ou muros, os pavimentos inferiores proporcionam uma calçada mais ampla, com áreas verdes e espaços comerciais que movimentam a rua. A torre está posicionada de tal forma que amplia a esquina e a perspectiva de quem circula pelo bairro”, conta Lourenço Gimenes, sócio da FGMF.
Além do embasamento cuidadosamente pensado para a boa relação com espaço público, a torre residencial foi rotacionada em relação a esquina garantindo vistas desimpedidas para todos os apartamentos, garantindo privacidade e abundante luz natural. Esse posicionamento diferente dos demais vizinhos também destaca a edificação nessa importante esquina do bairro. O edifício ainda tem fachada ativa, com lojas no térreo com acesso principal pela Av. Maracatins, e áreas de lazer como salão de festas, academia, brinquedoteca, sauna, piscina climatizada e terraço com área gourmet.
O projeto também contempla a sustentabilidade por meio da implantação de sistemas de reuso de água, aquecimento solar, teto jardim, disponibilização de estações para carregamento de carros elétricos e máximo aproveitamento da iluminação natural através da instalação de brises na fachada, o que agrega valor social ao projeto - não somente para os moradores, mas também para a coletividade.
O Siga Moema se incorpora ao novo momento de um dos bairros mais prestigiados de São Paulo, pois integra o ambiente privado ao público e à população, através da entrega de uma praça na extensão de sua fachada, com calçadas recuadas e um jardim exclusivo, onde ainda foi realizado o plantio de espécies nativas. A gentileza urbana com alto padrão estético traduz a vida urbana de Moema e os novos ares que direcionam a arquitetura para um debate de integração entre sociedade, urbanismo e sustentabilidade.