-
Arquitetos: Eeestudio, Lys Villalba
- Área: 300 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:José Hevia, De Paz
Descrição enviada pela equipe de projeto. 01. Uma arquitetura multiespécies. Eva, Carlos, os cães Bicho e Bomba, a coruja Harris, cinco famílias de andorinhões, seis de peneireiros e vinte pardais são espécies companheiras. Todos eles vivem e aprendem juntos nesta edificação a 30 quilômetros a oeste de Madri. Localizada entre campos de cultivo, em um ambiente rural alterado nas últimas décadas pela urbanização e pela agricultura intensiva com agrotóxicos, a escola Educan ensaia como recuperar as condições ambientais desse ecossistema.
Sua arquitetura é um projeto multi-espécies. Enquanto cães e humanos praticam exercícios nas duas salas principais, os pássaros fazem seus ninhos nas fachadas no andar superior, com as vistas e orientações ideais para eles. As pequenas aves de rapina se alimentam de roedores, mantendo o equilíbrio com as outras plantas; pássaros menores e morcegos do campo, que também habitam a região, se alimentam de insetos, inclusive mosquitos transmissores de algumas doenças caninas, e fazem parte dos ciclos de polinização de flores e plantas nos campos adjacentes. Os pardais se juntaram a este ecossistema autorregulado de forma não planejada, aninhando-se nos orifícios circulares nas bordas do volume.
Os não humanos são o centro do projeto. Os pisos, geralmente projetados para pessoas com calçados, se adaptam às almofadas e articulações das pernas dos cães - as salas de treinamento são revestidas de grama artificial com base de espuma, aprovada para treinamento canino, instalada em rolos removíveis; as salas de aula teóricas são forradas com concreto árido e seixos de rio semipolidos. A altura média dos olhos cai de 160 a 50 cm. Os orifícios internos são elevados a alturas superiores a um metro para evitar distrações caninas; persianas com venezianas sombreiam a fachada sul, deixando espaço sob elas para o trânsito de cães ao exterior, onde a água da chuva que cai no telhado é coletada em grandes cochos para cães e pássaros. O piso torna-se cascas de árvores, e as superfícies internas são revestidas com elementos isolantes de alta absorção acústica para minimizar eco, ruído e reverberação.
02. Materiais e inovação construtiva. Neste volume encontram-se diversos temas, combinando diferentes técnicas construtivas, ofícios e sistemas de produção: desde a ecologia dos materiais e a redução dos desperdícios na reutilização de contêineres marítimos, até à adaptabilidade e inércia térmica do concreto in-situ —fôrmas lisas e onduladas com as próprias placas recuperadas dos cortes feitos para as novas treliças— até a padronização e otimização dos painéis de chapa industrial. Somam-se a isso a precisão de juntas de madeira laminada cortadas a laser, a padronização industrial de elementos básicos, como contêineres de 40'HC, até o trabalho do serralheiro artesanal que permite customizar juntas, montagens ou novos elementos como pernas de bancada, luminárias ou grandes portas de correr que abrem e fecham espaços, sistemas automatizados de ar condicionado, elementos de controle bioclimático manuais, como persianas perfuradas; finalizando com o peso do material de fundação e da parede de concreto até a leveza do restante dos elementos montados a seco.
Educan é também um experimento que mostra que as arquiteturas agrícolas, geralmente consideradas menores pela própria disciplina, também podem ser locais de exploração e inovação arquitetônica.