Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraEscola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraEscola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Exterior, PortaEscola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Mais Imagens+ 22

Lisboa, Portugal
  • Arquitetura: Orgânica Arquitectura - Paulo Serôdio Lopes
  • Colaboração: Marta Belém, Vítor Sá, João Cordeiro
  • Segurança Contra Incêndio: José Correia
  • Paisagismo: Cristina Correia
  • Dono De Obra: Parque Escolar
  • Infraestrutura: Ductos
  • Estruturas: Pointup
  • AVAC: Promee Group
  • Acústica E Conforto Térmico: Promee Group
  • Instalações Elétricas: LP&SC
  • Telecomunicações: LP&SC
  • Construtor: M Kairos
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
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Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Exterior, Porta
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O atelier Orgânica, do arquiteto Paulo Serôdio Lopes, concluiu este ano o projeto de ampliação do Jardim de Infância do Parque das Nações, em Lisboa, que passou a ser a atual Escola Básica Integrada abrangendo os 2º e 3º ciclos. Sóbrio e contido no exterior, o edifício esconde no seu interior uma intensa deflagração de cores que desafia os sentidos.

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Francisco Nogueira

A escola fica situado na zona sul do Parque das Nações, onde, desde 2010, estavam já instaladas as salas de aula do Jardim-Infantil e do 1.º Ciclo.

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Francisco Nogueira

Há mais de 10 anos que a população reivindicava o alargamento da escola até ao 9º ano. Está é, portanto, uma obra muito ambicionada pela comunidade que chegou a fazer abaixo-assinados e várias manifestações a pedir a conclusão da construção da escola. A segunda fase do projeto, agora concretizada, pretendeu ampliar o edifício de modo a acomodar os níveis de ensino seguintes, acrescentando seis mil metros quadrados de área construída.

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Francisco Nogueira

O novo edifício é um volume paralelepipédico com três pisos: o Piso Térreo, virado para o interior do recinto onde se encontram os gabinetes de trabalho dos docentes, serviços de apoio aos alunos e funções singulares da escola, como a biblioteca e a área informal e de lazer dos alunos ligadas à cafetaria e refeitório.

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira
Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Imagem 22 de 27
Planta baixa térreo
Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

O Piso 0 alberga a entrada e átrio principal, os órgãos de gestão da escola, os gabinetes e as salas de trabalho para alunos, professores e associação de pais; as áreas informais e de lazer, os refeitórios incluindo o de pré-escolar, a cafetaria, a cozinha e espaços de apoio dedicadas ao pessoal não docente.

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Francisco Nogueira

Nos pisos superiores, Pisos 1 e 2, distribuem-se um conjunto de espaços afetos às salas de aulas, salas de artes e laboratórios, pensadas para proporcionar boas condições de estudo, indo ao encontro da necessidade de facilitar a permanência de alunos e professores nos estabelecimentos de ensino, fora das horas das aulas programadas.

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
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Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Imagem 27 de 27
Fachadas
Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Um corpo interligado. A nova escola é, portanto, um corpo monolítico extenso composto por três pisos com uma galeria que liga diversos espaços térreos interiores e os recintos exteriores. Toda a escola obedece a uma lógica de organização dos espaços de aula, de pausa, de recreio e dos espaços de circulação, que estimula o cruzamento dos percursos de rotina e dos espaços de encontros informais dos alunos e dos professores. O objetivo foi pensar a escola como um lugar de múltiplas aprendizagens, partilhas e interações entre todos.

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Composto por três partes, o edifício divide-se em:
- uma parte exterior de desenho sóbrio que o “agarra” à terra com as paredes de fiadas de tijolo à vista, onde se apoiam dois pisos rodeados por duas palas de betão à vista em frente das janelas, para sombreamento;
- uma coroa superior que “toca” o céu;
- um esquema de códigos visível no ritmo dos pórticos interiores de pilares e vigas e nas cores impressivas das superfícies dos espaços.

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Francisco Nogueira

Porque se trata de uma escola urbana, o seu exterior transmite uma ideia de robustez, de peso da matéria, essencialmente monocromático, com geometrias, formas, relevos e as texturas do betão e das fiadas do tijolo que a luz e a sombra transformam ao longo do dia.

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada
© Francisco Nogueira

O poder da cor (e da sua total ausência). Em absoluto contraste com o invólucro do edifício, o interior imprime-se de cor que se expande pela escola através de uma palete cromática radical que serve ainda de informação de orientação e de organização do espaço. As cores, do preto absoluto aos amarelos puros, azuis fortes, vermelhos e verdes cobrem paredes, chão e tetos, introduzindo um elemento de novidade que, com a luz, convidam à experiência dos espaços.

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Escadas, corredores, átrio, biblioteca, refeitório, sala de música e sala de artes são profusamente coloridos. A cor é aqui uma ferramenta de perceção individual dos espaços, que dá a descobrir aos alunos a sua influência na perceção da dimensão, do distanciamento e da relação entre superfícies. Essa interação com a cor é, simultaneamente, estética, psicológica, fisiológica, simbólica e reporta-se à nossa consciência, constituindo um processo pedagógico em si mesmo.

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada
© Francisco Nogueira
Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Imagem 26 de 27
Cortes
Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

"As escolas começaram com um homem debaixo de uma árvore que não sabia que era professor, partilhando as suas ideias com outros homens, que não sabiam que eram alunos". (Louis Kahn)

Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Francisco Nogueira

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Localização do Projeto

Endereço:Parque das Nações, Lisboa, Portugal

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Parque das Nações / Orgânica Arquitectura" 08 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972785/escola-parque-das-nacoes-organica-arquitectura> ISSN 0719-8906

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