-
Arquitetos: Coplanar Arquitetura
- Área: 112 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Júlia Tótoli
-
Fabricantes: ACT 3D, Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Celite, Coral, Deca, Eliane, Gail, Portobello, Tramontina, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na Pató Cafeteria, o térreo concentra as funções de atendimento ao público, empório e sanitário, enquanto o subsolo recebe as áreas de cozinha, confeitaria, estoque, descanso de funcionários e vestiários. A loja, localizada na esquina do bloco comercial, tem a marquise como principal área para assentos, tirando proveito da vista para a área verde da superquadra como uma grande varanda, como é tradicional dos estabelecimentos comerciais de Brasília.
As fachadas são trabalhadas em ladrilhos de tijolinhos, em referência à fachada do bloco comercial revestida em tijolos, e também ao painel de Athos Bulcão em ladrilhos preto e branco que recobre as fachadas da escola-classe daquela superquadra, a fim de criar familiaridade e senso de pertencimento com o recém chegado café em meio à vizinhança. O preto que se dissolve no branco remete também à mistura do café com leite, gesto primordial da arte do barismo. Internamente, as cores e texturas escolhidas emulam a paleta de cores do entorno da loja, sobretudo a generosa área verde e os blocos vizinhos.
O projeto une elementos tradicionais e modernos para proporcionar um senso de aconchego e nostalgia ao mesmo tempo que mantém a ligação com a cidade modernista, sobretudo em um dos bairros mais antigos da cidade que é moderna por natureza.
No subsolo, as áreas de estoque, produção, higienização e limpeza são organizadas em sentido horário, com divisórias transparentes que permitem a plena comunicação entre as equipes de trabalho além de proporcionar um ambiente de trabalho mais amplo, iluminado e arejado, além de possibilitar visitas ao ambiente da cozinha para interessados em aprender sobre o processo de preparo desenvolvido ali.