-
Arquitetos: Filipe Pina
- Área: 170 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Aleluia Cerâmicas, Efapel, Ofa, Sanitana
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando visitámos a casa pela primeira vez estava desinibida e triste, o edifício original estava perdido, estendeu-se em sucessivos anexos espalhados pelo quintal. O objetivo foi manter viva a memória da casa principal, com algumas e pontuais mudanças no seu exterior. Mantivemos a volumetria original assim como o desenho e geometria de todos os elementos que a compõem. As únicas alterações foram a substituição das caixilharias de forma a potencializar a relação entre interior e exterior.
Desde cedo percebemos que devíamos manter o programa e estrutura funcional da casa que acusava alguma passagem do tempo e dos seus anteriores moradores, tendo apenas sido introduzidas pequenas alterações interiores por forma a adaptar a casa às exigências dos novos moradores.
Sendo o edifício original uma construção muito simples e desprovida de elementos elaborados, assumimos a simplicidade no desenvolvimento do projeto, introduzindo apenas cor, carpintarias pontuais, novas instalações sanitárias e cozinha. Preservámos os soalhos, carpintarias interiores, alguns tectos e revestimentos.
Este projeto e a sua execução apenas foi possível através de um processo participativo entre equipa de projeto e dono de obra.