-
Arquitetos: André Ávila Arquitetura, Luis Canepa Arquitetos
- Área: 160 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Romulo Fialdini
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Cerâmica Portobello, Deca, Ferrarte, GRAPHISOFT, Serralheria Baltieri, Suvinil, Todeschini, Trimble Navigation, Yamamura Iluminação
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi criado para um jovem casal que acabou de adquirir seu primeiro apartamento em São Paulo, sendo que a principal necessidade foi a integração dos espaços sociais. Dessa forma, os arquitetos do escritório LCAC foram contratados para melhorar o aproveitamento dos espaços sem deixar que a personalidade dos clientes estivesse presente. O uso de diferentes tipos de materiais deixou o apartamento repleto de originalidade.
Embora haja um desejo de renovar o apartamento, todo cliente real se preocupa: o custo. O maior esforço é transformar o espaço e a função do ambiente. Os revestimentos em bom estado - como o chão de madeira - foram mantidos, e os objetos de decoração dos clientes reaproveitados. O foco do projeto é transformar a área social e a cozinha em um local prático e confortável para receber a família e amigos: a cozinha era separada da área de estar foi integrada com a demolição das paredes que dividiam os ambientes.
A retirada do quarto de hospede que não fazia parte da necessidade dos novos moradores fez com que os arquitetos pudessem aumentar a sala de estar. Além disso, o quarto de serviço também foi demolido para aumentar o espaço útil da cozinha. As texturas das paredes de tijolo e vigas de concreto - ambas óbvias - contrastam com o branco da marcenaria usada por toda parte do apartamento.