-
Arquitetos: AGi Architects
- Área: 56 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Mohammad Taqi Ashkanani
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Wafra Living da AGi architects propõe uma organização habitacional inovadora no Kuwait, um novo modelo de habitação multi-familiar como resposta social às necessidades habitacionais do país. O projeto é guiado pelas exigências da vida contemporânea, equilibrando as normas tradicionais, e reintroduzindo a vida urbana ao nível do edifício. O complexo foi projetado com uma torre alta, afastada da rua, e um edifício em forma de L definindo o perímetro da rua. O projeto foi concebido para maximizar a privacidade na comunidade, ao mesmo tempo, que proporciona ampla luz natural e espaços comuns internos e externos. Diversas aberturas no térreo dos edifícios perimetrais proporciona melhores vistas para os apartamentos da torre.
O complexo combina em diferentes níveis escalas domésticas e coletivas, tanto privadas quanto públicas. A arquitetura define o perímetro da quadra e cria uma série de espaços abertos no interior do terreno para a comunidade, com diversos usos. Os balanços do edifício atraem a vida das ruas para dentro do edifício. O pavimento térreo se abre para o bairro com instalações de varejo acessíveis no nível da rua, integrando-se ao tecido urbano, e conectando uma praça através de um jardim inclinado e escalonado. O projeto é composto por 16 tipos de tipologias habitacionais — desde dois quartos até quatro quartos em duplex — distribuídos em cinco núcleos para atender a uma variedade de inquilinos.
As instalações públicas do projeto incluem múltiplos jardins, ginásios, piscinas, áreas para crianças, quadra de squash, terraços públicos e espaço comunitário multiuso. A "Praça Alta" foi projetada como uma grande área comunitária privativa para todos os inquilinos, que inclui jardins, piscinas e acesso ao ginásio para desfrutar de atividades de lazer em um ambiente mais privado.
O envelope do edifício proporciona um ambiente seguro para os habitantes, protegendo-os da rua. Deste nível, avista-se uma malha de alumínio: uma pele dupla que sobe a fachada interna que contém as circulações de emergência, e oculta os diversos espaços de serviço que não dizem respeito ao público. Atrás da estrutura estão os cinco núcleos, que conectam os pavimentos residenciais.
Técnicas de design passivo e materiais inovadores são usados para maximizar o isolamento térmico e minimizar o consumo de energia, melhorando também a ventilação do edifício, e evitando o efeito de "ilha de calor" que ocorre neste tipo de desenvolvimento urbano. Com a pandemia, tipologias como esta despertaram um interesse renovado, pois oferecem uma variedade de espaços "comunitários" e públicos, cruciais para o nosso bem-estar como sociedade. O Wafra Living é socialmente orientado, ambientalmente responsável e consciente do seu comportamento. O projeto serve de exemplo de como abordar as questões urbanas e redefinir áreas, tornando-se assim um catalisador para o crescimento futuro da cidade.