-
Arquitetos: G+ Architects
- Área: 120 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Quang Tran
-
Fabricantes: An Cuong, TOA, Vietceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Distrito 2 de Ho Chi Minh City, Vietnã, o edifício abriga uma família em uma área residencial tranqüila próxima a um um mosteiro budista. Antes da construção, a família residia em uma antiga casa no mesmo terreno, que possui uma árvore de fruta-pão (Sake é seu equivalente vietnamita) que abriga suas doces lembranças.
Inspirados por este fato, os arquitetos e os proprietários consentiram em manter o status do Sake como um símbolo de respeito. Portanto, a ideia de uma casa "apoiada" no Sake foi a base que permitiu aos arquitetos organizar os espaços habitacionais do edifício.
Para realizar esta ideia, organizamos os espaços habitáveis mais frequentemente utilizados para cercar e interagir com este cenário natural. A disposição dos espaços internos é dividida em 2 segmentos em níveis distintos. Estes dois segmentos são separados por uma abertura ao céu bem no meio do edifício, a fim de otimizar as fontes de luz.
Simultaneamente, as dimensões dos espaços comuns e privados são calculadas para serem eminentemente distinguíveis. A estrutura dinâmica da escada realça a diversidade na altura dos espaços, o que consequentemente aumenta a eficiência na convecção de ar do edifício. Nosso ponto de vista ainda é estabelecer uma estrutura básica de facilidades e deixar que os proprietários naturalmente dêem vida a ela. Isto acentua a propriedade e o controle dos proprietários, bem como a robustez da vida da família.
Ao longo deste artigo, desejamos expressar nossa postura sobre a arquitetura, que é alcançar a conexão com o entorno e com os usuários do edifício, além de utilizar adequadamente as fontes de material disponíveis no local da construção. Assim, o edifício se tornará durável.