-
Arquitetos: OMCM arquitectos
- Área: 512 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Leonardo Mendez
-
Fabricantes: AutoDesk, Porcelanato xxx, Roca, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção está localizada no bairro residencial de Los Laureles, em Assunção, Paraguai, em uma rua recentemente asfaltada que tem passado a sofrer com um maior e perturbador trânsito de veículos. A encomenda inicial: uma reforma rápida e rotineira que consistiria em colocar uma ou duas paredes, consertar os banheiros e uma pintura geral.
Embora a preexistência tivesse uma estrutura sólida, verificamos que as instalações estavam em um estado de deterioração considerável devido à passagem do tempo, com pisos danificados por minérios, goteiras, rachaduras e manchas de umidade, espaços estreitos e escuros que não favoreciam uma boa iluminação e ventilação natural, entre outras deficiências na concepção funcional da casa.
Através de um diagnóstico mais aprofundado e em consenso com o proprietário do edifício, determinamos que seria apropriado aproveitar a oportunidade para retificar esses problemas. Este desafio de restaurar a casa também nos deu a oportunidade de dar-lhe uma nova identidade, mais de acordo com as exigências da vida contemporânea e melhor adaptada ao contexto climático de nossa região.
No processo de desmontagem do telhado que seria então remontado, descobrimos que certas áreas da cobertura, tanto na frente quanto na parte de trás da casa, eram apoiadas em placas de concreto armado, o que nos deu a possibilidade de aumentar as áreas habitáveis sem aumentar a pegada, criando varandas e terraços para expandir o piso superior da casa, reutilizando a madeira do forro para criar pérgolas que geram sombra e ambientes agradáveis para o convívio familiar.
Continuando com as medidas de adaptação ao clima subtropical paraguaio, propusemos alguns filtros com placas cerâmicas dispostas em forma de "V" e penduradas em nossos - batizados - "cabides" que, ao mesmo tempo em que proporcionam maior privacidade, e filtram a exposição solar leste-oeste das fachadas. Isso emula o famoso efeito Venturi que, devido à diferença nas seções de entrada e saída dos fluidos, gera um aumento na velocidade do vento e consequentemente uma sensação refrescante, obtendo assim maior conforto térmico e economia de energia na casa.
No interior da casa e especialmente nas áreas sociais, paredes redundantes e desníveis desnecessários foram eliminados a fim de conseguir espaços fluidos, maiores, naturalmente ventilados e iluminados. Enquanto isso, a reabilitação da churrasqueira e da área de serviço localizada na parte de trás da casa foi realizada incorporando uma laje apoiada de ponta a ponta que amplia e organiza os espaços de forma mais confortável e funcional.
O resultado é uma casa amplamente renovada e repensada, incorporada ao tecido urbano de forma mais coerente e durável, com espaços amplos e saudáveis que permitem a congregação social de familiares e amigos, bem como a demonstração de um pensamento construtivo alternativo baseado em materiais convencionais e acessíveis, adaptados ao nosso clima, nossas possibilidades tecnológicas e nossos recursos humanos.