-
Arquitetos: Alexis Papadopoulos Architectural Practice
- Área: 170 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Mariana Bisti
-
Fabricantes: Antonis Eliades, Chris Basias, Costas Michaelides Ltd, D.Tillyris Ltd, Electroline, Ioannides Lighting, Lovenlight, Prohellas, Sofocles Kyprianou
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma residência na zona do Castelo de Kolossi (Koulas), que serviu de ponto de inspiração para a investigação sobre a tipologia das koulas - torres de vigia medievais.
O volume principal da proposta tem inspiração na forma compacta e nas pequenas aberturas das koulas, constituídas por dois níveis em seu interior e um terceiro nível aberto, funcionando como terraço jardim e trazendo a sensação de uma sala a céu aberto. Um volume secundário de forma linear, que expande os espaços funcionais do piso térreo, diferencia-se na forma e na materialidade, valorizando a altura do volume principal e a sua presença dinâmica.
Voltada para o norte, a sala de estar submerge no jardim circundante, enquanto para o sul o quarto flutua sobre a sala. A posição dos volumes do edifício, a disposição das aberturas e os espaços exteriores foram concebidos a partir das oliveiras pré-existentes, que foram elementos cruciais para a síntese do projeto.
A escolha por fachadas monolíticas nas paredes internas e externas do volume principal, que evidenciam sua forma sólida, tem conduzido pesquisas em metodologias de construção. A técnica escolhida foi aplicada junto ao uso de paredes duplas pré-fabricadas em concreto armado, sem quaisquer pilares ou vigas. As paredes de concreto foram moldadas com controle robótico em moldes de metal, que proporcionam uma superfície perfeitamente lisa, e montadas no local com um guindaste em três dias. O isolamento térmico e as instalações prediais de cada ambiente situam-se entre as duas faces das paredes de concreto.
As soluções estruturais e materiais empregados nos volumes da residência também se refletem no espaço interior. As paredes do volume principal permanecem em concreto e as do volume secundário são revestidas de madeira; um material que também foi utilizado na estrutura. As texturas naturais e as características das técnicas de construção empregadas no uso do concreto, da madeira e de outros materiais utilizados nos móveis fixos formam um ambiente interno distinto.
Estas escolhas, juntamente com a cor vermelha dos móveis fixos presentes no volume principal, realçam os contrastes materiais dos espaços ao mesmo tempo que criam um ambiente intenso e animado. A seleção das luminárias segue os mesmos tons de cores com detalhes em materiais já utilizados na residência, formando um sentido espacial unificado.