-
Arquitetos: Paralelo Zero
- Área: 400 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Nuno Almendra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Junto à nascente do Rio Sizandro, o projecto da Casa do Canto teve por base a recuperação de uma pequena unidade de habitação do caseiro e construções de lojas adjacentes.
Os limites da intervenção são estabelecidos pelo muro de pedra original que extrema o Rio Sizandro e a implantação original da habitação que define o Largo da Bica.
O ponto de partida da proposta procurou preservar a implantação original, mas demolindo todas as lojas adossadas ao muro de pedra, permitindo um novo enquadramento e orientação da habitação e uma diferente relação interior-exterior da nova habitação.
A preservação das paredes de alvenaria de pedra da habitação e reorganização do interior levaram ao desenho ordenado do programa privado da habitação (quartos e instalações sanitárias), procurando manter elementos característicos da arquitectura saloia tais como desenho do vão de janela, beirados ou tectos interiores, enquanto a ampliação estabelece o programa social através de uma enorme sala de estar com cozinha integrada, procurando a reinterpretação do desenho rústico mas extraordinariamente cuidado na escolha criteriosa dos materiais resultando numa harmonia entre tradicional e contemporâneo, interior e exterior, originalidade e intemporalidade.