-
Arquitetos: Ivan Rezende Arquitetura
- Área: 1200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Mauro Samagaio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito do projeto do conjunto de áreas que compõem o Teatro do Copacabana Palace baseia-se na valorização do espaço arquitetônico através de sua própria memória e identidade num diálogo com a contemporaneidade e o espírito inovador do hotel advindos desde a sua fundação.
O espaço fluido do saguão e ponto de partida e inspiração para que as áreas subsequentes sejam pensadas de forma a incorporar em sua realização as evidencias do tempo, ressaltando camadas de texturas e padrões compositivos que priorizam o fazer manual na tradição dos grandes artífices do período eclético, aliados aos materiais de beleza natural e a tradição brasileira do trabalho em madeira.
Respeitando as premissas de intervenções arquitetônicas ditadas pelo lPHAN e demais órgãos de proteção do patrimônio histórico e cultural, além das novas normas de acessibilidade e segurança, o projeto buscou, também, numa investigação de espaços ociosos decorrentes do sistema estrutural executado após o incêndio que destruiu o teatro original, uma redefinição da volumetria da caixa da plateia com a incorporação de frisas e camarotes.