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Arquitetos: Carlos Gris Studio
- Área: 180 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Ed Reeve
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Fabricantes: Avis Decorators Ltd, Blinds, Checkalow Tiles Ltd, Christopher Wray, Ivett and Reed, Port Plumbing, Wren Kitchens
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi projetada por Carlos Gris Studio para a cliente Gretta Funnell, que retornava da Malásia após 20 anos, depois que Ray, seu marido, infelizmente, faleceu. Ela comprou um terreno isolado nos pântanos com a esperança de começar uma nova vida, morando perto de sua família. Este pavilhão retangular com estilo clássico e modernista, absorve os gostos lineares que Gretta adotou de Kuala Lumpur.
Embora a propriedade pareça minimalista, ela também tenta se mesclar ao vernáculo dos pântanos. A casa é térrea e plana como o terreno pantanoso. A platibanda marcada da cobertura é um reflexo dos horizontes longos e planos vistos na região. Toda a propriedade é revestida com Shou Sugi Ban marrom-escovado para remeter a Ásia e também ao cenário dos pântanos. As proporções do revestimento e seu layout estruturado são projetados para refletir as ripas de madeira de uma ferrovia que passa por um campo próximo.
A porta de acesso foi alinhada com um salgueiro-chorão existente no jardim posterior. Ao acessar cada espaço da propriedade, a parede oposta de vidro do piso ao teto oferece uma moldura imediata ao jardim exterior. Apesar de ter duas peles de vidro nas faces norte e ao sul, a propriedade é extremamente econômica, não muito longe de se tornar uma casa passiva.
Cinco casas foram projetadas antes que o conceito fosse aprovado pelas autoridades de planejamento, já que se trata de um terreno agrícola muito sensível. A construção deveria ter uma história única e de mérito arquitetônico. As fundações foram realizadas com estacas de 8 metros de profundidade e uma viga circular de concreto no topo. Em seguida, foi feita uma estrutura de aço com preenchimentos de SIPS (painéis de isolamento estrutural). A pele de vidro percorre a fachada norte e sul. A construção foi envolvida por um revestimento de Shou Sugi Ban — abeto Douglas queimado e depois escovado em castanho.
Como visto no croqui — a planta baixa foi mantida o mais simples possível. Os espaços mais sociais voltados para o norte são destinados aos quartos de hóspedes e, em seguida, a suíte principal e as áreas de estar voltadas para o sul. Um corredor de circulação divide o centro da casa, onde os ambientes foram divididos conforme a pele de vidro. Cada parede tem 10 peças de vidro de 1,50 m, como um grid para a planta baixa.