-
Arquitetos: Gabriel Montañés Arquitecto
- Área: 150 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Bosch, Entrevigado estar, FERRVM, Fusteria Ruiz SL, GLOBAL Menorca SL, GRAPHISOFT, Liebherr, Piscinas Isla, Sklum, Tarima exterior, Tot Inox, Vizio cucina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa L + C está localizada em uma rua que liga a orla do porto de Mahón ao centro da cidade. Enfileiradas, térreas e em grandes lotes, estas casas abrigavam pescadores desde a primeira metade do século passado. O que explica as fachadas simples e humildade destas casas com amplos quintais na parte posterior do lote utilizados para subsistência.
O projeto nos despertou interesse de imediato, pois o cliente era um casal jovem, criativo e totalmente aberto a novas ideias, com um terreno que possibilita grandes possibilidades em termos legais e de área construída. A partir dessa combinação, ideias variadas começam a surgir, primeiro para o térreo e o primeiro andar, depois para o térreo e a garagem e, finalmente, unir todo potencial para conseguir uma boa distribuição por andar, independentemente da garagem.
Assim, optamos por uma construção térrea, mantendo a morfologia da fachada, dando maior atenção ao corte longitudinal do edifício. Aproveitamos o fato de a regulamentação local nos permitir um gabarito maior para dar aos quartos qualidade espacial, permitindo-nos a introdução gradual de luz natural e ventilação em todos os espaços. Assim chegamos a várias possibilidades de coberturas com diferentes alturas e formas que resultariam na definição do posicionamento dos quartos principais da casa em partes centrais da planta e não nas fachadas.
Essa mudança na posição dos quartos traz privacidade nestes pontos cruciais da casa e enriquece muito o programa. Já não somos obrigados a colocar o quarto principal virado para a rua, mas ousamos situá-lo a meio da casa, cedendo a fachada a espaços secundários, funcionando como uma barreira física para o ruído externo e para a visão de observadores indesejados. O resultado é que para chegar às áreas comuns, como cozinha e sala de jantar, é necessário um longo corredor no qual alocamos armários e que funciona como uma introdução lenta para o que vem depois: espaços de diferentes alturas, com diferentes formas banhadas de luz que se tocam de infinitas maneiras.
Esse efeito surpresa tornou-se importante tanto para os clientes quanto para nós. Exageramos um pouco mais, deixando a fachada irrelevante como originalmente, atuando apenas com placas de fechamento, e sem dar pistas do que está por trás dela.
Um grande quintal, uma pequena piscina e um pomar existente completam a casa em sua face norte. Conseguimos uma casa construída térrea e esguia, feita sob medida para este casal jovem, criativo e de mente aberta. Possibilitando-os a receber visitas e a trabalhar de casa, aproveitando seu lar durante o ano todo.