-
Arquitetos: HUS Arquitetos
- Área: 796 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Pedro Mascaro
-
Fabricantes: Acerbi luz e design, Atlas Schindler, Cimartex, JM2 Serralheria, Lagonegro Pedras Mármores Granitos, OBRA FÁCIL, Officina Barroco, Pisoag Pisos Elevados, Wedoo Automação
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício República do Líbano é um empreendimento comercial localizado em uma área privilegiada de frente para o Parque Ibirapuera. O edifício de 3 pavimentos foi erguido onde antes se localizava a antiga casa da proprietária e foi um projeto pensado para aproveitar o potencial máximo da área e ao mesmo tempo respeitar a parte ambiental, pela proximidade com o parque.
Com o conceito de grandes aberturas para a vista da vegetação, a fachada frontal se torna um grande plano verde pela vista interna dos ambientes. Por se tratar de um edifício comercial, apresenta plantas livres que possibilitam que diferentes programas se desenvolvam no espaço. No térreo estão concentradas as áreas de recepção, trabalho e vestiários. Os andares superiores contarão com áreas de trabalho e salas de apoio.
O edifício cumpre as normas de acessibilidade e possui mecanismos para reuso da água, uso de energia solar e tecnologias de automação que melhoram o conforto. Em toda a área externa foi usado piso permeável e além disso, o projeto usa de tecnologias diferentes, porém simples para melhorar o conforto acústico e térmico, como o preenchimento dos blocos com EPS, um a um.
Os tijolos na fachada fazem alusão à antiga casa onde a proprietária viveu, trazendo um pouco da memória afetiva do local. A circulação vertical envelopada em um grande caixote de vidro ganha destaque com o uso de elementos verticais para fechamento. O uso desses elementos permite a entrada da luz natural no ambiente interno e cria um jogo de luz e sombra que garante um percurso agradável para quem se desloca pelo edifício.