-
Arquitetos: Bernardes Arquitetura
- Área: 770 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ruy Teixeira
Descrição enviada pela equipe de projeto. No projeto de reforma deste apartamento duplex de 770m2 em São Paulo, buscamos atender ao desejo dos moradores de terem os cômodos principais integrados, visualmente permeáveis e conectados.
A ampla sala de estar de pé direito duplo articula-se aos ambientes dispostos nas extremidades a partir de um conjunto de brises verticais pivotantes, que quando abertos revelam a sala de jantar e home theater no primeiro pavimento, suíte master e brinquedoteca no segundo pavimento respectivamente, permitindo controle de ntegração visual no uso diário da residência. Em contrapartida, protegem os espaços da insolação direta.
Neste projeto, a escada surge como um elemento arquitetônico escultórico na sala de estar, com o guarda-corpo que é prolongado para a circulação do pavimento superior, na passarela de acesso entre os dois volumes.
A paleta de materiais foi escolhida buscando criar uma base neutra, de modo que os mobiliários e obras de arte contemporânea se destacassem. O piso de todo o apartamento é em pedra em placas de grandes dimensões. A parede principal do estar recebe réguas de madeira nos dois pavimentos sob o mesmo alinhamento, que por sua vez mimetiza as portas de acesso aos demais ambientes. Os brises e guarda-corpo recebem pintura branca auxiliando na reflexão da luz natural pelo espaço.
Sobre a base minimalista, poucas peças de mobiliário especialmente selecionadas com os clientes compõe o estar, com destaque para a poltrona Flag Halyard do designer dinamarquês Hans Wegner.
A varanda, que promove a continuação ao interior a partir do nivelamento do mesmo piso, também recebe um banco linear de quase 17 metros de comprimento que pode ser usado como espaço de estar, leitura e almoço com a disposição de uma mesa de jantar, enquanto floreiras dispostas no perímetro traseiro trazem o verde ao espaço.