-
Arquitetos: Anders Berensson Architects
- Área: 240 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Anders Berensson & Tom Öhlin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Anders Berensson Architects projetou um edifício que é parte um escritório e parte um espaço para reuniões ao ar livre, localizado no parque de Norra Djurgården, em Estocolmo. A casa é construída com estrutura de vigas em madeira e fechamento com painéis de compensado e vidro na parte superior e aberta na parte inferior. Cria-se, então, um espaço ao ar livre e protegido das intempéries.
O prédio é uma extensão de um prédio de escritórios da empresa sueca roupas e calçados Lundhags. Como a construção foi feita nesse parque, optamos por fazer o mínimo de escavações. Para tanto, decidimos projetar uma casa sobre pilares de madeira no terreno em declive.
A parte superior da casa segue a forma da construção existente com uma ligeira inclinação para acompanhar a paisagem do entorno. Esta parte é voltada para a floresta de frente para as copas e troncos das velhas árvores, evocando um sentimento de calma. A parte inferior é um anfiteatro de concreto moldado sobre o terreno existente. Por estar em terreno inclinado, a parte inferior é fechada para a estrada ao norte e aberta para a floresta e, em degraus, transforma-se em um palco de eventos ao ar livre.
Ao projetar uma estrutura de escritório com uma parte externa na floresta, procuramos encontrar um equilíbrio entre um prédio de escritórios de forma rígida e uma cabana tradicional. Decidimos seguir a forma do edifício existente, mas com uma estrutura de madeira. A estrutura principal é feita de vigas de madeira laminada e pilares, o esqueleto de madeira é, então, vedado com janelas de vidro, paredes de compensado ou deixado aberto e reforçado com tesouras de madeira. Todos os materiais no interior são feitos de madeira, o teto é feito de tábuas de pinho e as paredes de compensado. A rede de instalações elétricas foi instalada sob o piso de madeira.
Optou-se por detalhes simples em madeira ou aço pintado de preto. As janelas são encaixadas nos pilares e vigas de madeira, todas as luminárias são revestidas com a mesma madeira do forro que as suportam. A maioria dos móveis é feita com sobras do canteiro de obras. As mesas são feitas das mesmas folhas de compensado do revestimento das paredes. O lounge é feito com os restos de madeira laminada e de outras placas de madeira da obra. As cadeiras são revestidas do mesmo couro usado na fábrica da Lundhags para a confecção de calçados. Todos os detalhes que precisavam ser construídos em aço foram pintados de preto e, na parte de fora, às vezes em forma de animais que habitam o parque. Alguns que ainda vivem lá e alguns que esperamos que um dia voltem para nos visitar debaixo da casa.