-
Arquitetos: Micaela Racca
- Área: 35 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Monolitic
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surgiu a partir da necessidade da reforma de um apartamento de 35 metros quadrados de um edifício construído no final do século XIX e localizado em Almagro, Buenos Aires.
O planta original do apartamento era dividida em três salas com pouco acesso à luz solar e circulação de ar comprometida. O ponto de partida foi, então, a necessidade de um grande ambiente principal. Para isso, foram demolidas as paredes não estruturais e, nesse processo, descobriu-se uma laje abobadada escondida sobre o forro, que foi restaurada e incorporada ao projeto. O programa foi compactado em um único volume e ao colocá-lo na planta, conseguiu-se uma circulação livre e um uso desejado para cada parte do apartamento. Partindo da entrada à sala de estar, o espaço se abre revelando uma ampla cozinha. Os espaços do quarto e do banheiro do apartamento estão situados atrás da parede desta cozinha.
O proposta da reforma traz uma nova paleta de materiais utilizando mármore e madeira de faia, empregados sem detalhes e ornamentos para alcançar uma estética simples. Outras superfícies como as paredes externas, os caixilhos, os forros e o piso de ladrilho foram pintados de branco, trazendo uma uniformidade nesses materiais.
O pré-existente e o novo se convergem, mas não se sobrepõem, permitindo que características de ambos sejam apreciadas isoladamente ou juntas.