Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma total de uma estrutura que sofreu várias modificações ao longo dos anos. Ao pesquisarmos o arquivo do imóvel, encontramos vestígios do projeto original, de autoria do arquiteto Augusto H. Álvarez, da década de 1950.
Decidimos basear a nossa proposta no partido arquitetônico do projeto original, que propõe a distribuição da casa a partir de eixos estruturais distribuídos a cada quatro metros. Foi, assim, proposto um volume simples, com grandes janelas envidraçadas voltadas para o jardim e, a pedido do cliente, sem aberturas na fachada voltada para a rua, com a finalidade de trazer a sensação de segurança e privacidade aos moradores.
A intenção foi evocar os traços da arquitetura moderna de meados do século passado através da materialidade, da exaltação da funcionalidade e dos elementos estruturais. A distribuição dos espaços procura trazer a sensação de abertura e conexão constantes com a paisagem natural do entorno.
O exterior foi acabado com reboque cinza escuro para enfatiza sua característica tectônica e monolítica. Em oposição, o leve madeiramento de carvalho que reveste os interiores suaviza os contrastes, criando a sensação de ambientes serenos, arejados e naturais.
Os diferentes níveis marcam gradualmente o nível de privacidade nos ambientes da casa. O acesso principal é feito pelo térreo, a partir da rua, por um hall mal iluminado que dá acesso à sala de estar e à sala de jantar. Estas, se comunicam com a cozinha e com a biblioteca. Os quatro quartos e a sala de estar privativa estão localizados no segundo pavimento. O terceiro pavimento oferece um espaço especificamente dedicado ao bem-estar, que consiste em um terraço jardim.
A funcionalidade resultante consiste na disposição dos espaços, que são evidentes desde a fachada, gerando uma radiografia da casa que se transforma com os diferentes momentos do dia através de reflexos e transparências, suavizando os limites entre o interior e o exterior do projeto.