-
Arquitetos: Marc Pascal ODA
- Área: 84 m²
- Ano: 2020
-
Fotografías:Camila Cossio, Maureen Evans
-
Fabricantes: Adobe, Aldaba Jardines, AutoDesk, Cemex, Grupo JOBEN
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma intervenção na cobertura de um edifício residencial, a fim de gerar um espaço de convivência e introspecção, complementar a um apartamento localizado no bairro Roma na Cidade do México.
A proposta é definida em dois blocos, o primeiro dá continuidade ao acesso através de uma sequência de paredes que lhe conferem privacidade e uma escala diferente; revestidas com uma mistura de tintas e pigmentos para conseguir um acabamento enferrujado, como se se tratasse de uma ruína urbana. A estratégia de projeto buscou integrar elementos e acabamentos que resistissem às intempéries e envelhecessem corretamente, agregando caráter na materialidade ao longo do tempo. No final deste corredor de concreto que é intercalado por vasta vegetação, descobre-se o segundo bloco como uma sala principal, definida por uma estrutura metálica modular que se destaca pela sua cobertura de madeira carbonizada.
Debaixo deste elemento, foi criado um espaço atemporal e versátil com diferentes utilizações (jardim contemplativo, espaço de trabalho e espaço de reuniões) realçadas pela integração de elementos desenhados pelo escritório, como móveis em concreto fundido e uma lareira suspensa em aço corroído; complementada com a apropriação do local através de elementos artísticos e decorativos selecionados em conjunto com o cliente. No fundo da sala, existe uma parede cuja pigmentação degradada dá uma sensação de frescura à paleta de tons terrosos. De um lado, os pilares que sustentam a estrutura geram molduras visuais para um panorama emblemático do horizonte da Cidade do México.