-
Arquitetos: Atelier d'Arquitectura Lopes da Costa
- Área: 520 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:João Margalha
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, com um programa extenso e situada num loteamento junto à Ria de Aveiro, com vistas privilegiadas sobre a mesma, surge-nos como uma forma compacta, respeitando as regras impostas pelo loteamento no que diz respeito nomeadamente à volumetria e implantação. Trata-se de uma casa de família, que pretende proporcionar aos vários componentes do agregado, desde avós a netos, zonas de convívio e reunião, mas também zonas privadas e de recolhimento.
A habitação é composta por cave, rés-do-chão, andar e sótão, cada um abrigando funcionalidades distintas. A habitação fecha-se a norte, e abre-se essencialmente a nascente e a sul, privilegiando as vistas sobre a ria. O acesso, a poente, conduz a uma pala coberta, que protege, abriga e marca a entrada. No rés-do-chão localizam-se as áreas sociais, a cozinha voltada ao pátio sul sobre a piscina, abre-se francamente sobre a sala comum, através de duas grandes portas de correr. A sala, por sua vez abre-se a sul e a nascente, procurando um forte relacionamento com os pátios exteriores, a vista sobre a paisagem dinâmica da ria, e a melhor exposição solar.
Um banho de apoio e um espaço polivalente quarto/escritório, possibilitando um prolongamento da sala complementam o programa deste piso. No 1º andar, localizam-se três suites, duas voltadas a sul, e uma a nascente, procurando sempre a melhor relação com o sol e as vistas. As varandas funcionam como palas de ensombramento aos espaços do rés-do-chão. No piso do sótão, foram localizados dois quartos e um banho de apoio, para os mais pequenos da família. Mais uma vez a relação com a envolvente e a exposição solar foram determinantes na organização deste piso.
Finalmente, procurou-se criar um volume com uniformidade formal, onde as palas oblíquas ao plano das fachadas, procuraram destruir a rigidez formal da mancha de implantação e os materiais de revestimento, tais como o betão aparente, o reguado de madeira e o reboco branco, contribuem para uma diferenciação de níveis, tornando o conjunto mais dinâmico e menos compacto.