-
Arquitetos: Andrew Burns Architecture
- Área: 600 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Brett Boardman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Andrew Burns Architecture concluiu o primeiro estágio de um importante campus rural no Parque Nacional de Greater Blue Mountains, Austrália. O projeto foi escolhido por meio de um concurso-convite, envolvendo alguns dos principais escritórios de arquitetura do país.
O projeto valoriza a vivência do aluno, criando um espaço que amplia e enriquece a formação do indivíduo, construindo seu senso de curiosidade, respeito pela natureza e pelo outro. A tarefa arquitetônica era sintetizar as qualidades poéticas do local com formas de construção robustas e utilitárias para acomodar um programa educacional pioneiro e transformador.
Os volumes organizam-se em torno do gesto unificador da “meia-lua”, que responde à topografia do terreno e proporciona um certo grau de privacidade em relação ao lado sul, onde o declive acentuado desaparece. A conexão formal fornece uma solução prática para o projeto de instalações, permitindo a consolidação dos serviços em vários edifícios diferentes quando apropriado.
Impulsionado pelas medidas ambientais passivas do edifício, os "rituais de autonomia" estão presentes em toda a experiência do local. Os alunos recolhem lenha e acendem o fogo para fornecer água quente aos residentes, utilizando um sistema de aquecimento por combustão úmida. Os alunos também cuidam do “jardim da autonomia” contribuindo para a recuperação ambiental da região. O espaço também abrigará uma série de workshops interativos para construir paredes de taipa em todo o campus.