-
Arquitetos: Parada Cantilo Estudio
- Área: 36 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Luis Barandiarán
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Blindex, Loma Negra, Miksa, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentro de uma propriedade familiar surge a necessidade de se resolver uma moradia mínima para um de seus membros.
Num terreno de dimensões limitadas encontra-se um container. O desafio é transformá-lo num espaço que cumpra todas as funções exigidas para habitação através de uma série de operações.
As medidas determinadas pelo estudo prévio do volume existente influenciaram diretamente nas tomadas de decisão do projeto. Sua geometria, de desenvolvimento horizontal e longitudinal, implicou em uma intervenção anexa ao container em ambos os lados por meio de dois prismas. Um deles cumpre a função de apoio de serviço, em relação à orientação mais desfavorável, e o outro funciona como uma ligação com o espaço exterior, dando continuidade à parte social da habitação.
A independência funcional das áreas (habitar e dormir) é especificada através do núcleo de serviço que articula os usos da casa.
Quanto à sua materialidade, entendemos o espaço interior como uma caixa acolhedora definida através de placas de eucalipto distribuídas por todas as faces. Dentro dela, está o volume de serviço branco.
O eixo saliente da chapa trapezoidal indica o módulo a seguir no desenvolvimento da casa, como um sistema para a sua construção.
Um desafio do projeto foi a transformação de um objeto concebido sem a finalidade de habitação em um espaço que abrigará a vida de uma pessoa, de acordo com suas necessidades, tentando alcançar a continuidade espacial ao longo dos seus ambientes e garantindo a relação interior-exterior como estratégia de projeto.